terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Santos Brasil implanta agendamento ferroviário para contêineres

O agendamento é realizado pelo site da empresa.
A Santos Brasil, prestadora de serviços portuários e logísticos, implantou o Sistema de Agendamento Ferroviário (SAF) no Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul. A empresa informou que este serviço já era utilizado para o modal rodoviário e está disponível de forma permanente para o ferroviário, depois de ter passado por um período de testes, desde outubro deste ano. O agendamento é realizado pelo site da empresa.

A aposta da companhia com o SAF é que haja crescimento do número de contêineres movimentados por hora no Tecon. A previsão é de que a produtividade aumente de 10 para 22 contêineres movimentados por hora na operação de vagões no terminal, incremento de 120% na performance das operações de ferrovia.

"Com a implantação do sistema, as operações neste modal tornaram-se mais ágeis e eficazes, principalmente porque passamos a usar coletores de dados nos ramais ferroviários. Estes equipamentos reconhecem as informações dos contêineres e as enviam automaticamente para o SAF, permitindo a liberação dos trens de maneira mais rápida. O novo sistema vai beneficiar diretamente os operadores logísticos, exportadores e importadores, de uma maneira geral", afirma Ricardo Molitzas, diretor de operações portuárias e logísticas da Santos Brasil.

O SAF está integrado à operação de novas máquinas do tipo RTG (sigla em inglês para Rubber Tyres Gantry), que possibilitam a pesagem de contêineres nos próprios ramais ferroviários, sem a necessidade de utilizar balanças em outros pontos do terminal.

A Santos Brasil ressalta ainda que o cliente tem a opção de obter faturas por trem, possibilitando um controle financeiro mais apurado. “Além disso, o faturamento digital mitiga riscos de extravio e manipulação de documentos, oferecendo mais segurança", salienta Ricardo Molitzas. Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres - Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) - e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos.

Fonte: Revista Ferroviária - http://www.sinfer.org.br/site/ultimas_noticias.asp?id_noticia=7793732&id_grupo=1&id_canal=1&p=1 

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