sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
Assaltos em estação ferroviária amedrontam funcionários e usuários de trens da Capital
Conforme relatos de funcionários da companhia, o terminal do bairro de Mandacaru, tem registrado o maior de índice desse tipo de crime
Polícia | Em 23/01/13 às 15h03, atualizado em 23/01/13 às 15h48 | Por Hyldo Pereira
Uma onda de assalto vem ocorrendo em um dos terminas ferroviários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa. Conforme relatos de funcionários da companhia, o terminal do bairro de Mandacaru, tem registrado o maior de índice desse tipo de crime.
Em contato com o Portal Correio, um dos funcionários revelou que diariamente homens invadem a estação ferroviária e praticam assaltos. Segundo depoimento, eles pulam o muro que dá acesso a parte interna do terminal de passageiros e, armados, ameaçam a todos.
“Estamos trabalhando amedrontados. Os assaltos ocorrem sempre às 17h. Ontem (22) ocorreu mais um. O único segurança que temos não pode andar armado. Está um caso sério a estação de Mandacaru. Às vezes, os criminosos ficam na passarela assaltando quem vai embarcar e desembarcar dos vagões”, comentou o funcionário que não quis se identificar.
De acordo com a assessoria de imprensa da CBTU, a empresa tem conhecimento dos assaltos e já requereu junto a Secretaria de Segurança Pública do Estado um reforço policial na área da estação do bairro. A assessoria disse que nas 12 estações entre Cabedelo, João Pessoa e Santa Rita, há seguranças que integram a Polícia Ferroviária Federal (PFF). Diariamente, cerca de 8 mil pessoas utilizam o transporte ferroviário.
O capitão Antônio de Sousa, comandante da Unidade de Polícia Solidária (UPS) de Mandacaru, adiantou que já recebeu a solicitação da CBTU e viaturas foram designadas para fazer o patrulhamento durante o horário de funcionamento dos trens urbanos.
“Policias militares já foram orientados e providências vêm sendo tomadas para coibir os assaltos. Estamos fazendo abordagem nos vagões e vamos evitar que confronto entre gangues ocorra e prejudique os usuários”, garantiu o policial.
http://portalcorreio.uol.com.br/noticias/policia/assalto/2013/01/23/NWS,219111,8,157,NOTICIAS,2190-ASSALTOS-ESTACAO-FERROVIARIA-AMEDRONTAM-FUNCIONARIOS-USUARIOS-TRENS-CAPITAL.aspx
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
"Direto de Brasília": Julgamento do Mensalão pode ser anulado
Os advogados poderão tentar, junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos, a suspensão da execução imediata das penas privativas de liberdade...
Julgamento do Mensalão pode ser anulado
A condenação de 25 pessoas no processo do Mensalão promete novos episódios. Para Luiz Flávio Gomes, diretor-geral de cursos de direito por satélite e Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, os advogados poderão tentar, junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos, a suspensão da execução imediata das penas privativas de liberdade, até que seja respeitado o direito dos réus a recorrer a uma instância superior.
A avalição dele é que, “por vícios procedimentais decorrentes da violação da jurisprudência internacional, a mais histórica de todas as decisões criminais do STF pode ter seu brilho ético, moral, político e cultural nebulosamente ofuscado”.
Casos semelhantes
O especialista lembra dois casos que foram anulados pela Corte Interamericana: o caso Las Palmeras contra a Colômbia, porque o juiz que investigou o caso também participou do julgamento (o caso é semelhante às funções desempenhadas pelo atual presidente do STF, Joaquim Barbosa); e o caso Barreto Leiva contra a Venezuela, em que a Corte determinou novo julgamento do réu em razão ao seu direito de recorrer a instância superior.
Fonte: http://www.dci.com.br/politica/direto-de-brasilia-julgamento-do-mensalao-pode-ser-anulado-id328540.html
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
terça-feira, 8 de janeiro de 2013
CBTU de JP transporta 2,1 milhões de passageiros em 2012; em 2013 será 10% a mais
A CBTU em João Pessoa transportou R$ 2,1 milhões de passageiros durante o ano passado e estima atrair cerca de 210 mil novos usuários em 2013. A meta, de acordo com projeções operacionais, é aumentar em cerca de 10% o número de passageiros transportados, já que o valor da tarifa não sofrerá reajuste e permanecerá nos atuais R$ 0,50, subsidiada pelo Governo Federal.
Segundo o superintendente da CBTU, em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, com mais um reajuste no valor da passagem do ônibus urbano, o trem aparece como a opção mais barata, rápida e segura na Paraíba. “Estamos trabalhando para manter a regularidade nas viagens e a pontualidade dos trens dentro dos padrões com a finalidade promover a mobilidade urbana e atrair mais passageiros para o nosso sistema”, diz.
Para atingir a meta de crescimento de 10%, a CBTU, em João Pessoa, vem realizando uma série de melhoramentos, a exemplo da modernização de três carros de passageiros, que devem entrar em operação ainda neste primeiro semestre do ano; recuperação de locomotivas, conclusão das obras de implantação de acessibilidade nas estações Cabedelo e Santa Rita, entre outras ações.
Neste ano, a direção local da Companhia também acredita que o projeto de melhoramentos na via, com a implantação de cruzamentos ferroviários e adequações de estações comece a ser implementado para receber, já no ano que vem, às primeiras unidades do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). “A gente espera que o projeto seja contemplado e com isso a gente possa dotar o sistema com as reformas necessárias para fazer o VLT operar em sua plenitude e assim atender às necessidades de transporte da população da Região Metropolitana da Capital”, afirma Cartaxo.
Redação com assessoria
http://www.paraiba.com.br/2013/01/04/18365-cbtu-de-jp-transporta-21-milhoes-de-passageiros-em-2012-crescimento-em-2013-sera-de-10
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
VLTs de João Pessoa e Natal começam a ser fabricados no interior do Ceará, afirma CBTU
Os vinte Veículos Leve sobre Trilhos, que irão modernizar os sistemas de João Pessoa e Natal, começam a ser fabricados em Barbalha, no interior do Ceará, neste mês de dezembro. O contrato para a instalação dos novos trens foi assinado na última terça-feira (26), no Rio de Janeiro. Os VLTs irão substituir os atuais trens movidos à diesel. Dos 20 que foram adquiridos, oito serão destinados para a capital da Paraíba e 12 para Natal, uma das sedes da Copa do Mundo.
O presidente da CBTU, Francisco Colombo, destaca a importância desses contratos assinados com o foco na modernização das regiões. "Essa aquisição representa um ganho substancial e uma nova realidade para a mobilidade urbana de João Pessoa e Natal. A chegada dos VLTs trará melhores condições ao transporte público, com qualidade, rapidez, segurança, economia e conforto”, comemora o presidente.
Cada veículo terá a capacidade de transportar 600 pessoas, sua organização será semelhante à de um metrô, com assentos preferências, ar-condicionado, acesso a cadeirante e circulará em uma velocidade de 40 km/h. Estima-se um crescimento significativo: Em João Pessoa passará de 10 mil para 33 mil passageiros ao dia. Em Natal, passará de 7 mil para 60 mil passageiros ao dia. Os novos VLTs deverão começar a chegar nas regionais a partir de 2014.
fonte: http://www.paraiba.com.br/2012/12/05/33321-vlts-de-joao-pessoa-e-natal-comecam-a-ser-fabricados-no-interior-do-ceara-afirma-cbtu
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
terça-feira, 1 de janeiro de 2013
Feliz Ano Novo!!!
A cada dia de nossa vida aprendemos com nossos erros e acertos, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que no ano que se inicia possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, para a construção de um futuro repleto de alegrias e, assim, tenhamos um mundo melhor, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus.
O SINTEFEP deseja a todos os sócios e amigos um Feliz Ano Novo!!!
O SINTEFEP deseja a todos os sócios e amigos um Feliz Ano Novo!!!
Assinar:
Postagens (Atom)