Embarcou agora às 9h da manhã, para a capital pernambucana nosso Diretor José Cleofás.
Nessa viagem ele irá participar da segunda reunião do Acordo Coletivo TSLA 2013/14.
Mês de maio, mês das lutas... Manteremos atualizados, sobre as novidades da negociação...
terça-feira, 21 de maio de 2013
PRIMEIRA RODADA DE NEGOCIAÇÃO, ACORDO COLETIVO 2013/14 - CBTU
Bom dia Nação Ferroviária...
Nosso Presidente, Severino Urbano encontra-se no Rio de Janeiro para primeira reunião Acordo Coletivo 2013/14 - CBTU.
Hoje, amanhã e depois teremos novidades sobre esse primeiro passo das negociações. Aguardem que manteremos todos informados.
quinta-feira, 16 de maio de 2013
Fla repete placar e elimina a Raposa - Futebol - Esportes - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.
E o gol do Campinense, de fato, acabou momentaneamente com a festa no estádio Jornalista Mário Helênio. O time da Paraíba passou a se impor em campo, diminuiu o ritmo do adversário e dominou o restante do primeiro tempo. O Flamengo ainda tentou na base da disposição, mas falhou na parte técnica e não conseguiu uma nova vantagem.
Na volta para o segundo tempo, o time carioca não conseguiu devolver a empolgação ao torcedor, mas segurou o ímpeto do Campinense. Com maior posse de bola, o Flamengo voltou a mandar. O trabalho ofensivo, porém, não foi dos melhores, com muitos gols perdidos e o empate mantido durante boa parte do jogo.
Com o passar do tempo e um resultado relativamente perigoso no placar, a torcida do Flamengo ficou ainda mais apreensiva. Uma bela jogada de Elias aos 32min, porém, devolveu o clima de festa às arquibancadas.
O volante tabelou na intermediária, recebeu bom passe do atacante Paulinho, que fez sua estreia, e chutou forte dentro da área para fazer 2 a 1 no placar e sacramentar a classificação do rubro-negro carioca. O time apenas administrou a partida nos minutos finais e aguardou o apito final para celebrar a vaga na terceira fase da Copa do Brasil.
Coordenador da DPE preso é exonenado - Policial - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.
A edição desta quinta-feira (16) do Diário Oficial do Estado (DOE) apresentou a publicação de ato de exoneração do coordenador da Assessoria Jurídica da Defensoria Pública do Estado (DPE), André Herbert Cabral Borba. Ele foi preso no interior e um shopping da Capital, na tarde desta quarta-feira (15), pela Policia Civil com o apoio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).
André Herbert é acusado por suposto crime de extorsão ao Banco Bom Sucesso. Ele teria solicitando quantia relevante para retirar multas aplicadas pelo Procon Estadual. A exoneração foi um pedido do Defensor Público Geral do Estado, Vanildo Oliveira Brito.
“Este é o procedimento que poderíamos fazer, já que não envolveu diretamente a idoneidade da instituição, pois foi uma conduta isolada de um funcionário. Agora, se no decorrer do inquérito houver a necessidade, nos posicionaremos”, disse Vanildo Oliveira.
O estranho é que André Herbert exercia o cargo comissionado de coordenador de Assessoria Jurídica da DPE, mesmo possuindo apenas a carteira de estagiário, que é concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil. Ele também atuava como advogado.
Da Redação
WSCOM Online
WSCOM Online
terça-feira, 7 de maio de 2013
STJD pode suspender Rosilene - Futebol - Esportes - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.
Rosilene é acusada de omitir informações a CBF sobre a Copa Paraíba

“Espero rigor contra esta prática recorrente. As normas internacionais do esporte estão sendo recorrentemente desrespeitadas e isto tem que acabar”, declara.
Cada um dos réus são enquadrados em artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. No caso da presidente Rosilene Gomes, da FPF, ela foi enquadrada no Artigo 234, que trata de “infrações contra a ética desportiva” e que pune, por exemplo, quem “omite declaração” que deveria constar em documento público ou particular.
No caso específico, Paulo Schimitt diz que ela omitiu à CBF a “informação básica” de que a Copa Paraíba do ano passado tinha sido disputada por apenas três clubes.
“A presidenta indicou o CSP como representante da Paraíba na Copa do Brasil, mas omitiu a informação de que a competição vencida pelo clube não possuía o número mínimo de participantes exigidos”, pontuou.
Exata News
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Campanha contra hipertensão terá foco na criança e no adolescente
De acordo com dados da SBC, de 6% a 8% das crianças e adolescentes brasileiros na faixa de 7 a 20 anos, têm a doença
A hipertensão na criança e no adolescente será o foco da campanha que a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) vai desenvolver este ano, com atividades em todos os estados e no Distrito Federal, no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado hoje (26). De acordo com dados da SBC, de 6% a 8% das crianças e adolescentes brasileiros na faixa de 7 a 20 anos, têm a doença.
Para o coordenador da campanha e diretor da SBC, Carlos Alberto Machado, a maior preocupação é que não existe entre os brasileiros a cultura de medir a pressão arterial durante a infância e a adolescência. Ele alertou que há possibilidade de esses índices aumentarem porque também tem crescido o número de crianças obesas no país. " É importante mudar o estilo de vida dessas crianças. É muito mais fácil mudar o estilo de uma criança do que de um adulto", disse o médico.
No Rio de Janeiro, segundo a diretora científica da Regional da Baixada Fluminense da Sociedade, Sonia Regina Zimbaro, a SBC tem desenvolvido projetos em escolas da região, junto com as secretarias de Saúde, para levar informações sobre a hipertensão a alunos dos municípios de Queimados, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo. Ela espera levar os projetos para outros municípios da Baixada. Nesta sexta-feira (26) haverá atividades no Centro Municipal de Saúde para aferição de pressão arterial, de glicemia, de peso e altura. Também serão distribuídas cartilhas com orientações para evitar a doença.
A diretora classificou a hipertensão como "assassina silenciosa" porque não tem sintomas e os pais, geralmente, só levam a criança ao médico quando ela tem febre. "Acima de 3 anos de idade, quando as vacinas já foram dadas, praticamente os pais não levam mais ao pediatra como rotina e, a partir daí, não são levadas com frequência ao médico. A obesidade infantil está na nossa frente. Hoje temos crianças com 5 anos que já estão obesas. Uma pressão de 120 por 80 pode ser elevada se a criança tiver obesidade", informou.
Para Sonia Regina Zimbaro, a vida sedentária, com as crianças mais recolhidas dentro de casa sem fazer exercício, o tabagismo entrando na adolescência, a alimentação inadequada com os fast foods (comida rápida, em inglês) são fatores que causam a elevação da pressão nessas faixas de idade.
Ela disse que estão sendo registrados casos de lesões em órgãos como o coração, cérebro e o rim, além da visão e de vasos de membros inferiores, provocadas pela alteração dos níveis de pressão. "Então, temos que tratar quem tem fatores de risco e fazer também a prevenção. Se essa criança tiver uma hereditariedade de hipertensos, ela deve desenvolver a doença ao longo da vida. E é preciso alertar também as adolenscentes que estão engravidando. É um risco se ela tiver histórico familiar de hipertensão", esclareceu a médica que defendeu a inclusão da aferição da pressão arterial nos exames admissionais dos alunos nas escolas.
A Diretoria de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia publicou uma cartilha em seu portal, com orientações. Ela pode ser acessada no linkhttp://prevencao.cardiol.br/campanhas/img/cartilha_hipertensao2013.pdf. O cardiologista Carlos Alberto Machado disse que qualquer pessoa pode ter acesso à cartilha eletrônica, que poderá ainda ser utilizada por um professor como material didático em sala de aula.
A cartilha esclarece que a hipertensão não apresenta sintomas na maioria das vezes, mas quem tem tonturas, falta de ar, palpitações, enjoos e náuseas, dor de cabeça frequente, cansaço inexplicável ou alterações na visão, deve procurar um atendimento especializado. “O tratamento e acompanhamento da pressão alta são feitos por toda a vida", lembrou o diretor.
Para os profissionais de saúde, a SBC gravou uma aula para mostrar como é medida de forma correta a pressão arterial de uma criança. Segundo Machado, a pressão arterial medida precisa ser comparada com uma tabela que inclui idade, estatura e sexo, para que o diagnóstico seja feito. Com a campanha, a instituição espera que a hipertensão na criança passe a ser identificada e combatida precocemente.
Prefeitura de Cajazeiras abre concurso - Paraíba - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.
As inscrições podem ser feitas somente nesta sexta-feira (26), na Biblioteca Pública de Cajazeiras Castro Pinto.
As vagas são as seguintes: 15 (quinze) médicos; 11(onze) Enfermeiros, 21 (vinte e um) Técnico em Enfermagem, 02 (dois) Fisioterapeuta, 02(dois) Auxiliar de Farmácia, 01(um) Técnico em Radiologia e 02 (dois) Farmacêuticos para atuarem no Hospital Universitário Júlio Bandeira-HUJB.
Os salários vão de R$ 650,00 a R$ 1.400,00. O resultado será divulgado no dia 08 de maio de 2013.
quinta-feira, 25 de abril de 2013
PGR lança ferramentas de transparência - Brasil - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.
PGR lança ferramentas de transparência da atuação institucional
Instrumentos de pesquisa sobre atuação judicial e extrajudicial estarão disponíveis a qualquer cidadão

Assessoria
Helton cobra mais ônibus adaptados em JP - Política - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.
Helton cobra aumento de frota adaptada para pessoas com deficiência em JP
Vereador disse que AETC-JP investe em propaganda, mas não aumenta frota ara pessoas com deficiências
O vereador Helton Renê (PP) cobrou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (24), na Câmara Municipal de João Pessoa, o cumprimento da lei 7.170/92, que prevê que todas as empresas de transporte público da Capital ofereçam veículos adaptados às pessoas com deficiência física. “Trata-se de uma lei que existe há 21 anos. Não tem o que se discutir, o que deve ser feito, com urgência, é a aplicação direta da lei”, disse o parlamentar.
Na tribuna, o vereador Helton Renê questionou que a Associação das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (AETC-JP), investe em propaganda para divulgar que possui a frota mais nova do Nordeste, mas ao mesmo tempo, dispõe de um baixo número de ônibus adaptados.
“Eu já ouvi a justificativa que os ônibus não são adaptados porque a quantidade de pessoas que são portadores de deficiência é pequena. É a mesma coisa que dizer: o trânsito daqui é tão tranquilo que não precisa colocar semáforo. Por isso, e diante de argumentos como esses, peço as pessoas que fazem parte da AETC-JP e às empresas de transporte público que reavaliem os seus conceitos e serviços”, comentou o Vereador.
Da Redação (com Assessoria)
WSCOM Online
WSCOM Online
Dia 30: Funcionários do BB começam greve - Paraíba - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.
Funcionários do Banco do Brasil começam greve no dia 30

Para o diretor do sindicato e funcionário do BB, Francisco de Assis (Chicão), os funcionários do BB têm que fazer alguma coisa agora para que a história não se repita: “de modo semelhante, em 1995 o governo Fernando Henrique Cardoso promoveu nas estatais, em especial no Banco o Brasil, um processo de enxugamento, demissões e preparação para as privatizações. Após um Plano de Demissões Voluntárias (PDV), seguido de um Plano de Adequação de Quadros (PAQ) e aposentadorias forçadas o BB reduziu o quadro funcional de 120 mil para 70 mil trabalhadores. Foram dias de terrorismo, perseguição, dezenas de suicídio e centenas de demissões imotivadas por “ato de gestão”, sem justa causa e sem processos administrativos.
PSO
Ano passado, dentro das mudanças estruturais, o Banco do Brasil criou as Plataformas de Suporte Operacional (PSO), tirando os serviços de caixas das alçadas das agências. Então, os caixas executivos passaram a ser itinerantes. Assim, ao saírem de casa não sabem sequer onde vão trabalhar cada dia. Vulneráveis por serem sempre estranhos onde cumprem a jornada, trabalham à parte e entregues à própria sorte. Sofrem todo o tipo de problemas, que são constantemente denunciados ao Sindicato.
da Redação (com assessoria)
WSCOM Online
WSCOM Online
Trem pega carro em Bayeux e fere dois - Policial - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.
O trecho já está sendo chamado de "ferrovia da morte"
Mais um acidente envolvendo um trem da CBTU foi registrado no início da noite desta quarta-feira (24) na cidade de Bayeux . O trecho já está sendo chamado de "ferrovia da morte".
Segundo informações de familiares, o casal que vinha no veículo Palio na rua Pedro Ulisses em direção ao bairro da Imaculada, antes de passar pela via férrea se assustou ao ouvir o apito do trem. O motorista acionou o freio de mão do veículo sem sucesso. Ao tentar desviar do trem, o carro foi atingido na lateral pela locomotiva.
O motorista Ozinaldo Vicente de Medeiros, 27 anos sofreu escoriações leves e a passageira Vanessa Albuquerque, 23 anos teve fratura na perna direita e escoriações pelo corpo.
O motorista Ozinaldo Vicente de Medeiros, 27 anos sofreu escoriações leves e a passageira Vanessa Albuquerque, 23 anos teve fratura na perna direita e escoriações pelo corpo.
bayeuxemfoco.com.br
terça-feira, 23 de abril de 2013
terça-feira, 9 de abril de 2013
terça-feira, 26 de março de 2013
Em Pernambuco, governo anuncia novo trecho de ferrovia no Nordeste
Evento contou com a participação de Dilma Rousseff e Eduardo Campos (PSB), possíveis adversários nas urnas em 2014
Durante cerimônia pública em Serra Talhada (PE), na presença do governador do Estado e potencial candidato a presidente, Eduardo Campos (PSB), a presidente Dilma Rousseff (PT) pediu para o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do mesmo partido de Campos, fazer o anúncio.O governo anunciou nesta segunda-feira a intenção de construir um novo trecho de ferrovia, ligando a Transnordestina, em Pernambuco, à malha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
O novo trecho deve ligar a cidade pernambucana de Parnamirim, por onde passa a Transnordestina, até Petrolina, conectando-se à rede da FCA.
"A gente brigou muito junto à equipe do setor de infraestrutura do governo federal e nesta semana a presidenta Dilma bateu o martelo", disse Bezerra.
Segundo o ministro, "além de lançar a concessão ferroviária que liga o porto de Suape ao porto de Aratu, que é a ferrovia Recife-Salvador, nós vamos ter a opção... que é pegar ali em Parnamirim, a ferrovia desce para Petrolina, atravessa o São Francisco em Juazeiro e leva a ferrovia, que é a Centro-Atlântica, de Juazeiro até sair em Salvador"
http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/em-pernambuco-governo-anuncia-novo-trecho-de-ferrovia-no-nordeste,1b0d7ad5050ad310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html
terça-feira, 5 de março de 2013
Opinião: Atraso na Transnordestina
04/03/2013 - O Estado de S. Paulo
A conclusão de um dos grandes empreendimentos lançados pelos governos petistas, em seus dez anos no poder, vai ser adiada, como tem acontecido rotineiramente com muitos dos projetos incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Ferrovia Transnordestina, numa extensão de 1.728 km, só deve ficar pronta, se tudo correr bem, em 2015 (ligação com o Porto de Suape, em Pernambuco) e 2016 (ligação ao Porto de Pecém, no Ceará). Quando começaram com estardalhaço, em 2006, a previsão era de que as obras dessa ferrovia seriam concluídas no fim do governo Lula.
O prazo teve de ser prorrogado para 2014. Dada a impossibilidade de que isso venha a ocorrer, o governo acabou tendo de aceitar uma nova dilatação do prazo. E, lógico, o custo também aumentará: o valor orçado de R$ 5,4 bilhões, já revisto para R$ 6,72 bilhões, subirá para R$ 7,5 bilhões só para a construção. Preveem-se gastos adicionais de R$ 1,5 bilhão para aquisição de material rodante (vagões e locomotivas), sem contar investimentos em oficinas e nos portos. O projeto tem sido financiado, em boa parte, pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), Banco do Nordeste e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
No ano passado, quando esteve em Pernambuco, onde percorreu canteiros de obras, a presidente Dilma Rousseff cobrou um andamento mais rápido do projeto, tendo recebido a promessa da Transnordestina Logística (TLSA) de que a ferrovia seria concluída ainda em seu mandato. Não adiantou.
Alegando a necessidade de mais recursos e a demora dos Estados de Pernambuco e do Ceará em fazer as desapropriações pelas quais ficaram responsáveis, a TLSA pediu e conseguiu mais uma prorrogação. Segundo o jornal Valor (22/2), o governo cogitou de fazer nova licitação, inserindo a Transnordestina no bloco das ferrovias que serão privatizadas. Essa hipótese foi descartada por ter o Planalto avaliado que isso poderia desgastar a imagem do governo.
O fato vem comprovar, ainda uma vez, as deficiências de planejamento e gestão de projetos pelo governo, mesmo aqueles, como a Transnordestina, que têm merecido destaque na retórica oficial. A ferrovia, que atravessa sete Estados, deveria contribuir para melhorar a situação de pobreza crônica e subdesenvolvimento no interior do Nordeste, ligando-o a portos modernos como Suape e Pecém. Assim, poderia ser escoada a produção de novas fronteiras agrícolas do Piauí e do Maranhão e haveria condições econômicas para novos investimentos no semiárido, inclusive para exploração das riquezas minerais da região, como ferro e gesso.
Para alcançar esses objetivos, seria indispensável definir prazos para a construção da linha e liberar recursos com base numa análise realista dos custos. Como tem ocorrido com outros projetos - não há melhor exemplo disso do que o projeto de transposição de águas do Rio São Francisco -, a construção da Transnordestina ficou praticamente sujeita ao acaso, sendo conduzida de acordo com o ritmo irregular da liberação de verbas.
No pico das obras, em 2011, o trecho entre Eliseu Martins, no Piauí, e o Porto de Suape, numa extensão de 1.200 km, tinha 9.600 homens trabalhando, número que caiu hoje para 3.754. O único trecho efetivamente construído tem 262 km de extensão e seus trilhos não levam a lugar nenhum. Os trabalhos prosseguem em lentidão exasperante, no dizer de um técnico, e há quem considere que a conclusão das obras dez anos depois de iniciadas é uma previsão até otimista.
Em face desse quadro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promete fazer alterações no contrato com a TLSA, adequando os prazos e prevendo penalidades no caso de seu não cumprimento. Se a concessionária voltar a apresentar repetidas falhas no cronograma, como tem ocorrido, o contrato será simplesmente cancelado. Isso presume, naturalmente, que as dotações serão liberadas também tempestivamente, o que não se ajusta aos padrões que a administração federal vem adotando.
fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=18104
segunda-feira, 4 de março de 2013
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Requião destaca relatório da gestão Figueiredo na ANTT
07/02/2013 - Agência Senado
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) apresentou, nesta quinta-feira (7), informações de relatório do Ministério dos Transportes que, segundo ele, constatou que a atuação de Bernardo Figueiredo quando era diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi prejudicial ao país.
Requião explicou que o relatório foi produzido após representação da Procuradoria-Geral da República (PGR) acusando a ANTT de omitir-se da tarefa de regular e fiscalizar os contratos de concessão ou arrendamento do transporte ferroviário de cargas e Bernardo Figueiredo de atuar em favor da concessionária privada América Latina Logística (ALL).
- O relatório conclui que o quadro terrível descrito na representação da Procuradoria-Geral da República expressa fidedignamente a realidade trágica da destruição do sistema ferroviário, a captura do interesse público pelo interesse privado, a criminosa leniência da ANTT, quando gerida ou aprisionada pelo Sr. Bernardo Figueiredo – disse.
O senador destacou que a comissão responsável pela elaboração do relatório também concluiu que, diante do quadro de reiterado descumprimento do contrato de concessão pela ALL (Malha Sul), o mesmo deveria ser extinto por caducidade.
- Agora é o próprio Executivo, através da Comissão Especial do Ministério dos Transportes, que constata que o Sr. Bernardo Figueiredo é o canibal das ferrovias brasileiras e que sua ação à frente da ANTT foi prejudicial ao País – disse.
Requião lembrou que a recondução de Bernardo Figueiredo à direção geral da ANTT foi rejeitada no Plenário do Senado, em março de 2012, pela Casa tê-lo julgado inidôneo e inadequado para ocupar o posto. O senador criticou a posterior nomeação de Figueiredo para comandar a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav), transformada depois na Empresa de Planejamento e Logística (EPL).
- Até quando o Sr. Bernardo Figueiredo será protegido e seguirá causando prejuízos ao país? Quem, afinal, o protege? - indagou Requião.
RF – A assessoria de imprensa da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), presidida por Bernardo Figueiredo, disse que ele não comentará o assunto.
http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=1&InCdMateria=17894
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)

