quinta-feira, 18 de julho de 2013

Corinthians bate SP e conquista título - Futebol - Esportes - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.

Corinthians bate SP e conquista título - Futebol - Esportes - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.

Depois de vencer a Libertadores e o Mundial, o Corinthians venceu o rival São Paulo na grande decisão.



Os são-paulinos sempre encheram o peito para falar sobre a superioridade do clube em torneiosinternacionais. Depois de vencerem a mística da Libertadores e baterem o Chelsea no Mundial de Clubes, os corintianos tiveram a chance de vingar as piadas e com autoridade derrotaram os rivais do Morumbi por 2 a 0 para confirmar o título da Recopa Sul-americana no Pacaembu.
O placar foi inaugurado no primeiro tempo, aos 35 minutos, em lance muito semelhante ao do gol  que abriu a vitória por 2 a 1 na partida de ida. Emerson disparou pela esquerda, cruzou para Guerrero e viu a bola sobrar limpa na pequena área para a chegada de Romarinho. O atacante apareceu tranquilo em meio à confusa zaga do São Paulo e empurrou para o gol vazio.
Na etapa complementar, o Tricolor esboçou reação, mas a desorganização da defesa deixou Paulo Autuori de cabelo em pé quando Fábio Santos saiu cara a cara com Rogério Ceni e praticamente recuou para o goleiro. Na sequência, Aloísio teve a chance de castigar o Timão, mas preferiu soltar pancada e viu Cassio espalmar por cima do gol.
Não demorou muito para o castigo mudar de lado. Aos 23 minutos o peruano Paolo Guerrero mostrou que estava em grande noite e, após linda jogada individual, abriu para Fábio Santos na esquerda. O lateral cruzou na medida e Danilo, antes carrasco corintiano e agora algoz são-paulino, cabeceou firme para mais uma defesa parcial de Rogério. Na sobra, no entanto, não houve perdão e o Rei do Majestoso afundou o ex-clube na crise para deixar o Pacaembu em êxtase com o título inédito e que fecha ciclo vitorioso do time treinado por Tite.
Esporte Interativo
WSCOM Online

Atlético-MG perde do Olimpia por 2 a 0 - Futebol - Esportes - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.

Atlético-MG perde do Olimpia por 2 a 0 - Futebol - Esportes - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.

Para continuar sonhando com o título, o Atlético precisará vencer a partida da volta por pelo menos dois gols de diferença.



O Atlético Mineiro voltou a sair em desvantagem em um duelo da Copa Libertadores na noite desta quarta-feira. Como aconteceu na semifinal, o time brasileiro perdeu por 2 a 0 no jogo de ida, fora de casa, e saiu de campo abalado após sofrer o segundo gol do Olimpia, no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, aos 48 minutos da etapa final.
O primeiro gol dos paraguaios foi resultado de uma vacilada da defesa brasileira, ainda no primeiro tempo. No fim, quando o Atlético já contava com uma derrota por apenas um gol, Wilson Pittoni cobrou falta no ângulo e surpreendeu a torcida brasileira. O goleiro Victor acabou sendo atrapalhado pelo atacante Alecsandro, que surgiu na direção da bola, dentro da pequena área.
Para continuar sonhando com o título, o Atlético precisará vencer a partida da volta por pelo menos dois gols de diferença, independentemente do saldo de gols, para levar o duelo para prorrogação e pênaltis. Na final da Libertadores, não há o critério de gol fora de casa para o desempate. Se a diferença for por três ou mais gols, o Atlético garante o troféu inédito.
A decisão está marcada para a próxima quarta-feira, dia 24, no Mineirão. A diretoria atleticana até tentou mandar o jogo no Independência, onde o time está invicto desde a reabertura do estádio, mas a Conmebol vetou. Em compensação, o Atlético não precisará entrar em campo no fim de semana. A CBF adiou a partida contra a Ponte Preta, pelo Brasileirão.
O primeiro jogo da final foi precedido de uma grande festa da torcida paraguaia. Lotada, a arquibancada exibia faixas, bandeiras gigantes e mosaicos (com "111 anos de glória" e "o rei quer a quarta [taça]"). Fogos de artifício completaram a preparação para o jogo. O festejo todo, porém, não intimidou os atleticanos.
Cauteloso, o Atlético valorizava a posse de bola e tentava conter o ímpeto do Olimpia, com sucesso. Apostando no contra-ataque, criava suas melhores chances pela direita. Marcos Rocha e Diego Tardelli mostravam bom entrosamento em investidas rápidas que deram trabalho para a defesa paraguaia.
Foram pelo menos três jogadas de maior perigo. Na primeira, logo aos 6 minutos, o atacante aproveitou furada da zaga para bater por cobertura. A bola morreu nas redes. Mas o árbitro anulou o lance, por impedimento. Aos 20, ele acertou a rede pelo lado de fora. E, aos 31, perdeu o ritmo da corrida e tirou o pé na dividida com o goleiro Martín Silva.
O Atlético era o melhor time em campo. Criava as chances mais perigosas, controlava as investidas do rival e parecia imune à pressão da torcida. Até que Alejandro Silva disparou pela direita, desviou pelo meio e cercou a área, diante da apatia da defesa atleticana, e bateu firme no canto. A bola ainda beliscou o pé da trave esquerda antes de entrar, aos 22.
O gol abalou os ânimos do Atlético. E os erros começaram a aparecer. Em uma saída de bola confusa, Leonardo Silva salvou e evitou o segundo gol dos anfitriões. Nervoso em campo, o time brasileiro viu os rivais ganharem confiança. Aos 36, Salgueiro bateu prensado da entrada da área e a bola, desviada, passou devagar rente à trave.
Cinco minutos depois, o mesmo Salgueiro desperdiçou grande chance ao avançar pela esquerda, entrar na área sem marcação e ficar cara a cara com Victor. Só não marcou o segundo porque demorou para finalizar e foi desarmado por Pierre. Perdido em campo, o Atlético já torcia pelo intervalo para a reorganização do time.
Passado o susto, os brasileiros voltaram melhor no segundo tempo. E Tardelli seguia carregando o time nas costas. Logo aos 3, investiu pela direita e bateu cruzado. Ronaldinho, na área, não alcançou. Foi uma das raras jogadas com a participação do experiente jogador. Antes, só havia aparecido em cobranças de falta na área.
Sem brilhar, como a torcida atleticana esperava, Ronaldinho acabou saindo do jogo aos 20, dando lugar a Guilherme, herói do time na semifinal. Cuca também colocou em campo Rosinei na vaga de Luan, que foi titular, ocupando posto do suspenso Bernard.
O Atlético passou a exibir maior presença no ataque e equilibrou as ações ofensivas. Na melhor chance do time no jogo, Guilherme descolou grande passe para Jô, que dominou dentro da área e bateu firme. Martín Silva evitou o empate com uma incrível defesa com o pé esquerdo, aos 32 minutos.
O time brasileiro, contudo, ainda levava sustos na defesa. O Olimpia teve duas grandes chances para ampliar a vantagem. Aos 29, Réver salvou ao cortar cruzamento antes da conclusão de Salgueiro na pequena área. Aos 37, duas chances em sequência. Ferreyra girou dentro da área e bateu para o gol. Leonardo Silva salvou e deu rebote. Bareiro, então, bateu para fora, com o gol aberto.
A insistência acabou sendo premiada nos segundos finais da partida. Aos 48 minutos, Wilson Pittoni, que teve passagem pelo Figueirense, bateu falta despretensiosa e acertou o ângulo. No lance, o atacante Alecsandro surgiu à frente de Victor e impediu a defesa do goleiro atleticano.
Esporte Interativo
WSCOM Online

Paraibano pode se tornar ministro do STF - Justiça - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.

Paraibano pode se tornar ministro do STF - Justiça - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.

Natural de Catolé do Rocha, Herman Benjamin é atualmente ministro do STJ

Mais novo “candidato” a uma vaga  no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tem “postura firme nas questões fiscais em prol dogoverno”, segundo um de seus colegas.
E é avançado em temas como ambiente e direito do consumidor.
Ele nasceu em Catolé do Rocha, na Paraíba. Estudou no Rio de Janeiro e fez carreira noMinistério Público de SP.

Telexfree veta acesso de divulgadores - Brasil - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.

Telexfree veta acesso de divulgadores - Brasil - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.



acesso ao escritório virtual do site da empresa Telexfree está bloqueado desde esta segunda-feira (15) e, dessa forma, os associados não conseguem visualizar seus ganhos. Um comunicado foi feito na página do Facebook da companhia. De acordo com o advogado Horst Fuchs, a medida precisou ser tomada porque hackers tentaram invadir o sistema. Ainda não há prazo para a situação se normalizar.
A Telexfree está sendo investigada por suspeita de pirâmide financeira, e desde o final de junho estão proibidos os pagamentos de comissões, bonificações e quaisquer vantagens oriundas da companhia aos divulgadores, além de novas adesões à rede, conforme decisão judicial. O descumprimento a qualquer das determinações pode gerar o pagamento de multa de R$100 mil por cada novo cadastramento ou recadastramento e por cada pagamento indevido.
O advogado explicou que o bloqueio do escritório virtual não tem ligação com decisão judicial. “Essa parte do portal continua bloqueada enquanto algumas medidas são tomadas pelos departamento de segurança e tecnologia de empresa. Hackers estavam tentando invadir o sistema e até que não esteja seguro, vamos manter como está, mas garantimos que os ganhos dos divulgadores continuam congelados”, disse.

Divulgadores
Com o bloqueio do escritório virtual, muitos divulgadores usaram a página da Telexfree do Facebook para reclamarem ou, ainda assim, apoiarem a empresa. Uma mulher escreveu que pretende sair da companhia. “Acabou! Pra mim não dá mais, chega de farsa Telexfree! Na hora entrar nessa pirâmide (...) foi muito rápido e agora na hora de me pagarem é uma novela mexicana! Exigimos transparência.”
Outra divulgadora se mostrou desconfiada do bloqueio. “Não podíamos fazer nada mesmo, mas parece que fizeram [o bloqueio] de propósito, para aqueles que querem guardar provas não possa printar (sic) a tela, por exemplo, do valor da adesão paga, onde diz seu nome, e quando foi paga a adesão. Também printar (sic) a tela da parte de renda para verificar quanto o divulgador já recebeu e quanto falta, para qualquer coisa os que saíram no prejuízo receber da Justiça os valores (…) para nos indenizar caso a empresa não volte. Acredito na empresa, mas esta difícil. Não sei porque esta medida de travar o nosso acesso ao backoffice, estanho isso”, escreveu.
Justiça do Acre
A juíza Thaís Borges, da 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, no Acre, julgou favorável a medida proposta pelo Ministério Público do Estado do Acre para suspender as atividades da Telexfree, no último dia 18. Com a decisão, foram suspensos os pagamentos e a adesão de novos contratos à empresa até o julgamento final da ação principal, sob pena de multa diária de R$ 500 mil em caso de descumprimento e de R$ 100 mil por cada novo cadastramento. A magistrada afirmou que a decisão não configura o fim da empresa, apenas suspende as atividades durante o processo investigativo.
Os advogados da empresa chegaram a entrar com pedido de reconsideração após a decisão da juíza, mas que foi negado pelo Tribunal de Justiça do Acre.
G1
WSCOM Online

À imprensa alemã, Blatter diz que Fifa pode ter errado ao escolher Brasil

Dirigente admite que manifestações populares são problema para 2014. 'Estou confiante que o Brasil vai entregar uma grande Copa do Mundo'


Os protestos populares durante a Copa das Confederações deixaram uma dúvida na cabeça dos dirigentes da Fifa: em entrevista divulgada pela agência alemã DPA, e reproduzida pela americana AP, nesta quarta-feira, o presidente Joseph Blatter afirmou que a entidade pode ter errado na escolha do Brasil como anfitrião da Copa do Mundo de 2014 caso as manifestações se repitam no ano que vem.
- Se isto acontecer outra vez temos de colocar em questão se fizemos a decisão errada na escolha da sede. O governo brasileiro está consciente que o Mundial não poderá ser conturbado - disse o suíço, segundo a nota divulgada pela AP à imprensa.
Em contato com o GLOBOESPORTE.COM, a Fifa divulgou o que seria a resposta completa de Blatter sobre o tema:
- Se isto acontecer outra vez em 2014, então talvez nós tenhamos que nos questionar se tomamos a decisão errada de entregar ao Brasil o direito de ser sede. Porém, isso não acontecerá. Eu estou confiante que o Brasil vai entregar uma grande Copa do Mundo. É o lugar certo para estar. Porém, eu vou discutir esse e outros assuntos com a presidente Dilma Rousseff em setembro.
Dilma, Brasil e Japão (Foto: Agência Reuters)
Blatter acompanha abertura da Copa das Confederações ao lado de Dilma, em Brasília (Foto: Reuters)
Em junho, algumas manifestações aconteceram ao redor de estádios em dia de jogos do torneio. Na partida de abertura, por exemplo, o conflito entre policiais e manifestantes chegou bem perto do portão de entrada do estádio Mané Garrincha, onde Dilma e Blatter assistiram juntos à vitória da Seleção por 3 a 0 sobre o Japão (os dois chegaram a ser vaiados pelo público).
O Ministério do Esporte respondeu, em nota, à declaração de Blatter nesta quarta:
- O sucesso da Copa das Confederações comprova o acerto da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo. Quanto às manifestações, o Brasil é um país democrático, que garante aos seus cidadãos plena liberdade de expressão.
Em entrevista à TV Globo e ao GLOBOESPORTE.COM, pouco depois da abertura do torneio deste ano, Blatter afirmou que o futebol não deveria usado para reivindicações populares:
- Estão relacionando (as manifestações) com a Copa das Confederações. Eu posso entender que as pessoas não estão felizes. Mas acho que eles não deveriam usar o futebol para anunciar as reivindicações. O Brasil pediu essa Copa do Mundo. Nós não impusemos ao Brasil esta Copa do Mundo. Eles sabiam que para ter uma boa Copa do Mundo naturalmente teriam que construir estádios. Mas nós dizemos que não é apenas para a Copa do Mundo. Junto com os estádios há outras construções: rodovias, hoteis, aeroportos... São itens do legado para o futuro. Não é apenas para a Copa do Mundo.
Na véspera da final do torneio, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, também comentou sobre os protestos e afirmou que espera o país sem manifestações em 2014:
- Esqueça o que aconteceu, essas fotos que você viu, porque isso não é o Brasil, é parte de uma democracia haver manifestações. Venha para o Brasil no próximo ano. Será o lugar para estar, porque a Copa do Mundo será o evento mais maravilhoso se você ama futebol.

CBTU abrirá sindicância interna para apurar acidente em Natal

Ônibus colidiu com trem, em linha férrea na av. Bernardo Vieira em Natal (Foto: Jorge Talmon/G1)

Apuração ocorrerá simultaneamente ao inquérito da Polícia Civil do RN. Acidente matou um adolescente de 14 anos e deixou 16 pessoas feridas.


A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Rio Grande do Norte abrirá uma sindicância interna para apurar o acidente envolvendo um trem e um ônibus na manhã de quarta-feira (10) na avenida Bernardo Vieira, na zona Oeste de Natal. O coordenador de comunicação e marketing da CBTU, Rafael Albuquerque, explica que a investigação ocorrerá simultaneamente ao inquérito da Polícia Civil, que está sendo conduzido pela Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos (DEAV).


Para iniciar a sindicância, a CBTU está providenciando a formação de uma comissão. "Cada acidente tem uma comissão própria. O processo está em andamento", explica o coordenador de comunicação. O maquinista condutor e o maquinista auxiliar, responsáveis pela condução do trem, serão ouvidos pela companhia. De acordo com Rafael Albuquerque, mais detalhes sobre o procedimento serão conhecidos quando a comissão estiver formada.

O acidente resultou na morte do estudante Francisco Davi de A. Teixeira, de 14 anos, que estava indo para a a aula. O adolescente estava no fundo do ônibus no momento da colisão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou que 16 vítimas foram levadas ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no bairro Tirol.

Apesar de escoriações e fraturas, nenhum dos feridos socorridos corre risco de morte. De acordo com o cirurgião geral Maurício Ferreira, a situação de todos os pacientes é estável. “O caso mais grave é de um homem que está no centro cirúrgico ortopédico com uma fratura mais grave, mas ele também não corre risco de vida”, informou. Em um dos casos, o paciente teve a clavícula quebrada. Outro teve uma fratura no fêmur. A maioria sofreu escoriações leves.

O acidente resultou na morte do estudante Francisco Davi de A. Teixeira, de 14 anos, que estava indo para a a aula. O adolescente estava no fundo do ônibus no momento da colisão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou que 16 vítimas foram levadas ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no bairro Tirol.

Apesar de escoriações e fraturas, nenhum dos feridos socorridos corre risco de morte. De acordo com o cirurgião geral Maurício Ferreira, a situação de todos os pacientes é estável. “O caso mais grave é de um homem que está no centro cirúrgico ortopédico com uma fratura mais grave, mas ele também não corre risco de vida”, informou. Em um dos casos, o paciente teve a clavícula quebrada. Outro teve uma fratura no fêmur. A maioria sofreu escoriações leves.

Apesar de escoriações e fraturas, nenhum dos feridos socorridos corre risco de morte. De acordo com o cirurgião geral Maurício Ferreira, a situação de todos os pacientes é estável. “O caso mais grave é de um homem que está no centro cirúrgico ortopédico com uma fratura mais grave, mas ele também não corre risco de vida”, informou. Em um dos casos, o paciente teve a clavícula quebrada. Outro teve uma fratura no fêmur. A maioria sofreu escoriações leves.


Através da assessoria de comunicação do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos e Passageiros de Natal (Seturn), a empresa de ônibus Reunidas informou que vai aguardar a conclusão da perícia técnica para se pronunciar sobre o acidente. A empresa também adiantou que está prestando solidariedade às vítimas da colisão.
Do G1 RN



quarta-feira, 17 de julho de 2013

Aposentados vão ter a antecipação do 13º em agosto

Os aposentados e pensionistas vão ter, mais uma vez, a antecipação de metade do 13º salários no pagamento de agosto. O Governo Federal acatou pedido formal de entidades de aposentados e pensionistas, mas informou que o pagamento ocorrerá em agosto e não em julho, como pretendiam os aposentados.

“A verdade, é que havia um acordo não oficializado para que a antecipação ocorresse no meio de ano, na folha de junho”, diz Antonio Carlos Domingues da Costa, presidente da Associação Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Anapi), a Força Grisalha.

A direção da Confederação Nacional dos Aposentados (Cobap) diz que muito embora tivesse sido feita promessa de ter uma política de antecipação do pagamento da metade do 13º salário dos aposentados e pensionistas, o Ministério da Previdência. oficialmente, ainda não fez o anúncio de forma oficial, mas já confirmou que paga em agosto.

“Nós estamos cobrando do Governo uma definição de um calendário oficial com o pagamento da antecipação para junho, se iniciando em 2014, e acredito que isso estará resolvido nos próximos dias”, informa Warley Martins, presidente da Cobap.

Muitos aposentados estão endividados devido a empréstimos consignados com desconto em folha do INSS (Foto: Matheus Tagé/DL)
Muitos aposentados estão endividados devido a empréstimos consignados com desconto em folha do INSS (Foto: Matheus Tagé/DL)


O assunto chegou a ser tratado com grupo de trabalho criado no final de maio de 2011 que analisou a pauta de reivindicações dos aposentados e pensionistas. O colegiado incluiu técnicos do Ministério da Previdência Social, de centrais sindicais e de entidades representativas dos aposentados, tal como a Cobap.

O adiantamento representa uma injeção ao redor R$ 10 bilhões na economia brasileira. Martins diz que milhões de aposentados estão aguardando a liberação desse dinheiro para sanarem parte das dívidas contraídas no primeiro semestre de 2013, entre eles empréstimos consignados, cujas parcelas são descontadas na própria folha do INSS.

“A luta pela reposição das perdas e reajuste com aumento real continuava com maior intensidade, entretanto, como nos anos anteriores o Governo antecipou a metade do 13º salário, os aposentados estão aguardando por uma posição oficial do Governo. E nós estamos cobrando por providências”, diz Warley.

Projeto da troca de benefício está parado

Além da manobra do recurso interposto contra a decisão terminativa da Comissão de Assuntos Sociais em relação ao PLS 91/10, que levou para votação final no plenário, o projeto também vai ser examinado pelas comissões de Assuntos Econômicos e de Constituição, Justiça e Cidadania.

Antes porém, será novamente votado pela Comissão de de Assuntos Sociais, que apreciará a emenda de redação oferecida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), autor do projeto. Com este objetivo os senadores aprovaram dois requerimentos, que redistribuiu a matéria para as comissões técnicas.

A iniciativa dos requerimentos é autoria do líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM). O projeto, do senador Paulo Paim tem por finalidade permitir ao segurado do Regime Geral de Previdência Social, a cargo do INSS, a renúncia do benefício da aposentadoria por tempo de contribuição, especial e por idade, bem como possibilitar- lhe nova aposentadoria com fundamento em nova contagem de tempo de contribuição.

Trata-se da desaposentadoria ou desaposentação. Houve ainda uma modificação no texto que é uma emenda de redação do senador Paim para corrigir um erro formal, segundo a justificativa do autor da proposta. Paim propõe inserir no parágrafo 1º do artigo 18-A do substitutivo do relator, senador Paulo Davim (PV-RN), o termo “anterior” para deixar clara a intenção do legislador, que é permitir novo benefício com base na “contagem do tempo de contribuição anterior e posterior à renúncia” do antigo benefício.

Fonte:

Transnordestina em construção, mas ritmo é lento



Ouricuri-PE
Obras da Transnordestina na região do Araripe, em Pernambuco



Uma linha férrea fundamental para ampliar e conectar a malha logística do nordeste entrou o ano de 2013 em ritmo ainda mais lento. Executada pela TLSA (Transnordestina Logística, ligada à CSN), com financiamento do governo federal, a obra da Transnordestina tinha previsão de conclusão para 2014, mas atingiu até o momento pouco mais de 35% de conclusão e pode ficar para 2016.

O orçamento da ferrovia, que sofreu uma recente revisão, é atualmente de R$ 7,5 bilhões. O projeto prevê a implantação 1.728 quilômetros de trilhos ligando as cidades de Eliseu Martins (PI) e Salgueiro (PE), com dois braços ligando os portos de Pecém (CE) e de Suape (PE).
O objetivo, de acordo com o Governo Federal, é favorecer o transporte de grãos, minérios e insumos agrícolas. “Estima-se a movimentação de cargas no entorno de 30 milhões de toneladas/ano, com predomínio de grãos produzidos na nova fronteira agrícola do sul do Piauí”, diz a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste).

A caminho de Fortaleza (CE), a reportagem de Globo Rural passou pelos canteiros de obras abertos entre as cidades de Ouricuri, Trindade e Araripina (PE) e acompanhou a movimentação de trabalhadores da empreiteira Odebrecht. A BR-316, em um trecho, estava parcialmente interrompida para a construção de um viaduto.
O ritmo lento dos trabalhos em todo o trecho é motivo de preocupação. Recentemente, uma fábrica de dormentes para a ferrovia teve sua produção interrompida em razão do estoque de materiais ser hoje muito maior do que a demanda nas linhas de frente da obra.

(Texto: Rodrigo Vargas / Foto: Marcelo Curia/Ed. Globo – de Araripina/PE)

15/07/2013 11h55 - Atualizado em 15/07/2013 11h55 'Trem da Fartura' começa a vender ingressos em João Pessoa Evento acontece neste domingo (21) e sai da estação ferroviária da capital. Objetivo é reunir 4 toneladas de alimentos, que serão doados. Do G1 PB

Forrozeiros com espírito solidário já podem adquirir suas camisas para participar da edição 2013 do projeto 'Trem da Fartura'. Este ano, a festa beneficente acontece no domingo (21) e espera arrecadar 4 toneladas de alimentos, que serão doados a famílias pobres da Região Metropolitana de João Pessoa. Para participar, os interessados precisam trocar 5kg de alimentos não perecíveis pela camisa que dá acesso ao evento, que acontece em um passeio ferroviário entre as cidades de João Pessoa e Santa Rita.
A troca pode ser efetuada nos postos instalados na Faculdade Maurício de Nassau e na Secretaria de Turismo de Santa Rita até a sexta feira, dia 19. No sábado, a troca acontecerá na estação ferroviária da CBTU, no bairro do Varadouro, até às 12h. Serão disponibilizadas cerca de 800 camisas-ingressos.
  •  
Ao todo serão seis carros de passageiros com trios de forró animando a viagem, com decoração e bares no seu interior. A concentração acontecerá na Estação Ferroviária de João Pessoa, no Varadouro, a partir das 13h, com embarque previsto para as 14h30. Em Santa Rita, os forrozeiros terão mais forró e atrações na praça em frente à estação ferroviária. O retorno acontecerá às 17h.
O resultado das doações será entregue pelo projeto Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (SESC) Paraíba. Este é o sexto ano do Trem da Fartura, que já arrecadou 24 toneladas e alimentos e beneficiou famílias cadastradas por 50 instituições. O evento é uma promoção do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), gerenciado pelo Curso de Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com o Mesa Brasil, SESC-PB, CBTU em João Pessoa e Prefeitura de Santa Rita.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 9929-5577 ou (83) 9988-3793 ou nos pontos de troca.

CBTU fará concurso com 525 vagas; salários chegam a R$ 5 mil

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), vinculada ao Ministério das Cidades, abriu concurso em seis capitais do País para o preenchimento de 525 vagas. As oportunidades são para o nível médio, técnico e superior, com salários que podem chegar a R$ 5.087,42, acrescido de benefícios e vantagens como vale alimentação, vale-transporte, adicional por tempo de serviço (quinquênio), reembolso de assistência médica e odontológica, auxílio creche e previdência complementar.
As vagas são para as cidades de Belo Horizonte (52), João Pessoa (61), Maceió (32), Natal (56), Recife (203) e Rio de Janeiro (121). Os cargos disponíveis são de segurança ferroviário, operador de estação, condutor de veículos metroferroviários, operador de máquinas e equipamentos, administrador, advogado, psicólogo, segurança do trabalho, engenheiro de transportes, engenheiro mecânico, entre outros.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Ação urgente que tenta manter número de deputados na PB é negada pelo STF

A solicitação de urgência feita pela Procuradoria Geral do Estado da Paraíba na ação que se opõe a redução das bancadas foi negada pelo presidente do STF (Superior Tribunal Federal), Joaquim Barbosa.


Joaquim Barbosa
Joaquim Barbosa não encontrou motivos para pressa.
Poder | Em 15/07/13 às 13h05, atualizado em 15/07/13 às 13h08 | Por Redação
A procuradoria do estado apresentou uma petição fazendo com solicitação para que Barbosa enviasse os autos o mais rápido possível para o Advogado-Geral da União e para o Procurador-geral da República. O pedido era pra que eles se manifestem em até cinco dias, mas não houve resultado.
Assim como consta no despacho, Joaquim Barbosa diz que não há motivos para pressa. "Não encontro, no presente caso, situação de urgência que justifique a atuação desta Presidência, 

Concursos terão novas regras; CCJ do Senado conclui projeto na 4ª

ma das principais inovações contidas no substitutivo ao PLS 74/2010 é proibir a realização de concurso público para formação de cadastro de reserva no serviço público federal
Economia | Em 23/06/13 às 12h39, atualizado em 23/06/13 às 13h02 | Por Redação

Em seis meses, assaltos a ônibus em João Pessoa já superam números de 2012

Apesar dos dados preocupantes, o diretor da AETC JP, Mário Tourinho, entende que não há motivos para população entrar em pânico.
Polícia | Em 09/07/13 às 12h10, atualizado em 09/07/13 às 14h04 | Por Redação
De 2007 até 2012, o número de assaltos a ônibus em João Pessoa diminuiu 51%, caindo de 308 para 152. Porém, apenas nos seis primeiros meses de 2013, os crimes nos transportes coletivos aumentaram para 156, representando elevação de 4% quando é feita a comparação com os dados do ano anterior. Só em junho, foram 32 assaltos nos veículos. Ou seja, mais de um por dia.
Por causa dos roubos, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) convocou empresas, polícias e outras lideranças da segurança pública do município para buscar uma solução para o problema. "Vamos fazer uma mesa redonda para avaliar o caso e verificar os números. Tivemos algo similar há sete ou oito anos", lembra Roberto Pinto, superintendente-adjunto da Semob.
Apesar dos números preocupantes, o diretor da Associação de Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (AETC), Mário Tourinho, entende que a população não deve entrar em pânico, pois a média de assaltos é pequena, quando se observa a quantidade de 4.800 viagens ao dia que é registrada em João Pessoa.
Segundo Tourinho, a redução registrada nos índices dos últimos cinco anos se deve às medidas adotadas entre a polícia e as empresas de ônibus urbanos da Capital e ele também defende que 100% dos veículos devem ter câmeras de segurança instaladas.
Dos 460 ônibus que circulam nas ruas de João Pessoa, 360 estão equipados com câmeras de monitoramento, o que representa 78% da frota. Além disso, a polícia militar desenvolve a 'Operação Ônibus Seguro', na qual os veículos são abordados e vistoriados em diferentes horários e pontos da cidade, numa forma de coibir a ação dos criminosos.
A PM orienta que os passageiros e operadores de transportes evitem portar objetos de grande valor ou documentos e não reajam em caso de assalto.
De acordo com a AETC JP, 270 mil pessoas usam ônibus na cidade.

Números da criminalidade nos ônibus de JP
Foto: Números da criminalidade nos ônibus de JP
Créditos:
 Arte TV Correio/Danilo Campos
A Polícia Militar confirmou três assaltos em ônibus na noite da última segunda-feira (8), em João Pessoa. Os crimes, que ocorreram no intervalo de três horas, foram praticados por adolescentes usando faca peixeira.
O último assalto foi registrado em um veículo da empresa Transnacional, linha 5204 Cristo/Manaíra Shopping. Segundo informações da PM, por volta das 22h30, três adolescentes armados com facas cometeram o crime no trecho da avenida Vasco da Gama. O trio levou o dinheiro do cobrador. Os assaltantes fugiram com destino ao bairro do Rangel.

Street View: Google processado no Brasil - Economia - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.

Street View: Google processado no Brasil - Economia - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.

 O Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática (IBDI) entrou na justiça para obter esclarecimentos do Google sobre a coleta de informações sigilosas de brasileiros, pelo Google, durante o mapeamento das ruas para o serviço Street View. Segundo o órgão, a justiça concedeu uma liminar no último dia 9 obrigando a companhia americana a fornecer as informações em até cinco dias após a intimação pessoal, que ainda não aconteceu.
Os carros do Google Street View começaram a circular no País em 2009. Segundo o IBDI, "por meio do acesso a redes de internet sem fio abertas, a empresa coletou dados sigilosos e pessoais de brasileiros, assim como fez em cerca de 30 países onde já há denúncias similares". "A empresa americana já foi condenada no exterior por interceptar comunicações eletrônicas, e-mails, senhas, fotos e dados pessoais nas cidades em que os automóveis circularam, e assumiu ter feito o mesmo no Brasil", afirmou o instituto em nota.
O IBDI afirma que já havia notificado extrajudicialmente o Google para saber se a mesma coleta indevida de informações havia ocorrido no Brasil, o que teria sido confirmado pela empresa, "mas disse que havia desinstalado os equipamentos dos carros em maio de 2010, alegando que o objetivo deles era apenas ter acesso a redes de internet sem fio. Segundo o Google, as informações foram coletadas sem intenção e estão guardadas de modo inacessível".
O IBDI resolveu acionar a Justiça após ter negado o acesso a detalhes dos equipamentos utilizados e dos locais em que as informações sigilosas estavam armazenadas. O advogado do IBDI responsável pelo caso, Sérgio Palomares, disse ao Terra que, caso o Google não forneça as informações, o órgão irá ajuizar uma ação coletiva contra a companhia.
"O Google sempre se preocupa com o respeito à privacidade. Todos os aspectos relacionados à coleta de dados no projeto Street View foram endereçados tão logo identificados em 2010, e não há nenhum fato novo", afirmou a empresa em nota enviada ao Terra.
No começo deste ano, o IBDI entrou com um processo contra a Apple por "obsolência planejada". O foco da ação era o iPad 4, lançado em 23 de outubro do ano passado, sete meses depois da geração anterior. Segundo o órgão, a Apple lançou um aparelho sabendo que ficaria ultrapassado num tempo menor que o usual.

Senado e OAB discutem revisão da LEP - Paraíba - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.

Senado e OAB discutem revisão da LEP - Paraíba - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.

A Ordem dos Advogados do Brasil, SeccionalParaíba (OAB-PB) realizará uma audiência pública nesta terça-feira (16), para discutir propostas de melhorias e reformulação na Lei de Execução Penal (LEP). O evento acontecerá no auditório do prédio sede da OAB-PB, a partir das 17h00, e contará com a presença do advogado Carlos Aquino, membro da Comissão de Juristas formada pelo Senado Federal para revisão da
A solenidade reunirá autoridades das áreas da Justiça e segurança pública, Poderes Executivo e Legislativo estadual, juízes da execução penal, OAB e a população pessoense “a fim de reunir suprimentos para o aperfeiçoamento da legislação pertinente e recolher propostas de melhorias para a execução da pena e melhoria para o sistema carcerário brasileiro e paraibano”.
O secretário geral da OAB-PB, Valberto Azevedo, disse que a Ordem pretende reunir elementos para encaminhar as propostas da comunidade paraibana ao jurista Carlos Aquino para a reformulação da LEP, em vigor no país há 28 anos, e que preconiza os direitos e deveres dos sentenciados; o equilíbrio entre a aplicação da pena e a gravidade do delito; e os custos do sistema prisional. Após a audiência, a Ordem designará uma Comissão Especial de Advogados especializados para idêntica finalidade.
De acordo com o advogado Carlos Aquino, as sugestões recebidas serão apresentadas durante a audiência pública. “Magistrados, advogados, promotores de Justiça, servidores públicos, comunidade e agentes envolvidos com a temática, além de outros profissionais da área jurídica podem se habilitar como participantes”, explicou.
Entre as propostas já encaminhadas pelo jurista Carlos Aquino estão: primeiro que seja emitida a competente certidão de antecedentes criminais e de atestado de pena a cumprir e obriga os estabelecimentos penais a prestarem informações periodicamente acerca de pessoas que neles se encontrem presas; e segundo mudanças no inciso XVI do art. 41 da Lei n. 7.210, de 11 de julho de 1984, que terá nova redação. 
Na semana passada, Valberto Azevedo e Carlos Aquino se reuniram co o secretário estadual daAdministração penitenciária, Walber Virgolino, para solicitar apoio do Governo do Estado a audiência e recebeu um resposta positiva do secretário, que se comprometeu em auxiliar a comissão no que for necessário.
Cristiano Teixeira
WSCOM Online


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Queda na aprovação é "oscilação normal" - Política - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.

O governo afirmou que a primeira queda na popularidade da presidente Dilma Rousseff desde sua posse, há dois anos e meio, é uma "oscilação normal" e sem relevância. Considera ainda que a inflação, os problemas com os boatos sobre o fim do Bolsa Família e a seca no Nordeste, que causaram essa queda, já estão praticamente normalizados.
A visão do governo é de uma atividade econômica "muito forte" no segundo semestre, o que estima dar "muita segurança para 2014", o ano da eleição presidencial.
Ao desembarcar hoje cedo em Lisboa, Portugal, a presidente foi confrontada com a pesquisa da Datafolha, mostrando que 57% da população avalia seu governo como bom ou ótimo, uma queda de oito pontos em relação ao levantamento feito em março.
Pouco depois da chegada da delegação em Lisboa, o assessor internacional do Palácio do Planalto, Marco Aurélio Garcia, hesitou em comentar a pesquisa, dizendo que precisava analisar melhor e ver qual a margem de erro, mas concluiu: "Sinceramente, não acho que seja relevante".
Mais tarde, cercado por televisões, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, desceu ao hall do hotel para dar a resposta do Palácio do Planalto sobre a pesquisa que, em todo caso, ainda mantém Dilma como a favorita para ganhar a eleição presidencial do ano que vem.
"A pesquisa mostra oscilação que é normal para uma pesquisa de opinião", disse. "Ela mantém a presidente no melhor patamar de apoio popular de intenções de votos para 2014, quando comparamos com qualquer outro presidente".
O ministro apontou o que na visão do governo reflete essa oscilação. Primeiro, disse que a inflação já está em trajetória de queda e "completamente normalizada". E que o tomate, que ele chama de "vilão da inflação", estará na mesa de todo brasileiro até o fim do ano. Além disso, disse que o país terá a maior safra de alimentos da história do Brasil.
Mercadante citou também o incidente sobre os boatos que apontavam o fim do Bolsa Família, outra questão que, segundo ele, está "totalmente superada". Quanto ao problema da seca no Nordeste, Mercadante afirmou que o governo está preparando plano específico para amenizar o impacto desse fenômeno.
O pessimismo da população em relação a economia também parece não ter sido sentido, na visão do governo. O ministro disse que a produção industrial veio muito forte em abril e deverá permanecer assim em maio. "Já temos superávit comercial em maio e o emprego também crescendo fortemente. Em abril, tivemos mais emprego do que a própria economia dos EUA", observou.
Além disso, com vistas na eleição do ano que vem, Mercadante vê "excelentes perspectivas, com pacote "muito grande" de investimentos no segundo semestre que "nos dá muita segurança para 2014".
O governo trabalha com a expectativa de receita líquida extraordinária neste ano, vinda tanto dos R$ 2,6 bilhões com concessões já feitas na área de petróleo e gás, como também das concessões no campo de Libra com as quais o Palácio do Planalto espera arrecadar R$ 10 bilhões neste ano.
"Alavancando investimento privado, vamos ter um segundo semestre muito forte e terminar o ano com taxa de crescimento bastante significativa quando comparamos com o cenário de crise internacional", completou o ministro, antes de partir para almoçar com a presidente Dilma.

INFORMAÇÕES MAIS RÁPIDAS AOS NOSSOS TRABALHADORES


A partir de hoje colocaremos de uma forma mais eficaz as ferramentas de comunicação FACEBOOK E BLOG.

Temos o intuito de atualizar nossas páginas diariamente, então não deixem de dar uma passadinha, curtir, comentar, reclamar, sugerir... Estamos numa constante transformação para melhor servi-los.

O SINTEFEP mostrando seu compromisso com a categoria, repassando informações rápidas ao nossos trabalhadores.