quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Requião destaca relatório da gestão Figueiredo na ANTT
07/02/2013 - Agência Senado
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) apresentou, nesta quinta-feira (7), informações de relatório do Ministério dos Transportes que, segundo ele, constatou que a atuação de Bernardo Figueiredo quando era diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi prejudicial ao país.
Requião explicou que o relatório foi produzido após representação da Procuradoria-Geral da República (PGR) acusando a ANTT de omitir-se da tarefa de regular e fiscalizar os contratos de concessão ou arrendamento do transporte ferroviário de cargas e Bernardo Figueiredo de atuar em favor da concessionária privada América Latina Logística (ALL).
- O relatório conclui que o quadro terrível descrito na representação da Procuradoria-Geral da República expressa fidedignamente a realidade trágica da destruição do sistema ferroviário, a captura do interesse público pelo interesse privado, a criminosa leniência da ANTT, quando gerida ou aprisionada pelo Sr. Bernardo Figueiredo – disse.
O senador destacou que a comissão responsável pela elaboração do relatório também concluiu que, diante do quadro de reiterado descumprimento do contrato de concessão pela ALL (Malha Sul), o mesmo deveria ser extinto por caducidade.
- Agora é o próprio Executivo, através da Comissão Especial do Ministério dos Transportes, que constata que o Sr. Bernardo Figueiredo é o canibal das ferrovias brasileiras e que sua ação à frente da ANTT foi prejudicial ao País – disse.
Requião lembrou que a recondução de Bernardo Figueiredo à direção geral da ANTT foi rejeitada no Plenário do Senado, em março de 2012, pela Casa tê-lo julgado inidôneo e inadequado para ocupar o posto. O senador criticou a posterior nomeação de Figueiredo para comandar a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav), transformada depois na Empresa de Planejamento e Logística (EPL).
- Até quando o Sr. Bernardo Figueiredo será protegido e seguirá causando prejuízos ao país? Quem, afinal, o protege? - indagou Requião.
RF – A assessoria de imprensa da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), presidida por Bernardo Figueiredo, disse que ele não comentará o assunto.
http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=1&InCdMateria=17894
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
Assaltos em estação ferroviária amedrontam funcionários e usuários de trens da Capital
Conforme relatos de funcionários da companhia, o terminal do bairro de Mandacaru, tem registrado o maior de índice desse tipo de crime
Polícia | Em 23/01/13 às 15h03, atualizado em 23/01/13 às 15h48 | Por Hyldo Pereira
Uma onda de assalto vem ocorrendo em um dos terminas ferroviários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos ( CBTU) em João Pessoa. Conforme relatos de funcionários da companhia, o terminal do bairro de Mandacaru, tem registrado o maior de índice desse tipo de crime.
Em contato com o Portal Correio, um dos funcionários revelou que diariamente homens invadem a estação ferroviária e praticam assaltos. Segundo depoimento, eles pulam o muro que dá acesso a parte interna do terminal de passageiros e, armados, ameaçam a todos.
“Estamos trabalhando amedrontados. Os assaltos ocorrem sempre às 17h. Ontem (22) ocorreu mais um. O único segurança que temos não pode andar armado. Está um caso sério a estação de Mandacaru. Às vezes, os criminosos ficam na passarela assaltando quem vai embarcar e desembarcar dos vagões”, comentou o funcionário que não quis se identificar.
De acordo com a assessoria de imprensa da CBTU, a empresa tem conhecimento dos assaltos e já requereu junto a Secretaria de Segurança Pública do Estado um reforço policial na área da estação do bairro. A assessoria disse que nas 12 estações entre Cabedelo, João Pessoa e Santa Rita, há seguranças que integram a Polícia Ferroviária Federal (PFF). Diariamente, cerca de 8 mil pessoas utilizam o transporte ferroviário.
O capitão Antônio de Sousa, comandante da Unidade de Polícia Solidária (UPS) de Mandacaru, adiantou que já recebeu a solicitação da CBTU e viaturas foram designadas para fazer o patrulhamento durante o horário de funcionamento dos trens urbanos.
“Policias militares já foram orientados e providências vêm sendo tomadas para coibir os assaltos. Estamos fazendo abordagem nos vagões e vamos evitar que confronto entre gangues ocorra e prejudique os usuários”, garantiu o policial.
http://portalcorreio.uol.com.br/noticias/policia/assalto/2013/01/23/NWS,219111,8,157,NOTICIAS,2190-ASSALTOS-ESTACAO-FERROVIARIA-AMEDRONTAM-FUNCIONARIOS-USUARIOS-TRENS-CAPITAL.aspx
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
"Direto de Brasília": Julgamento do Mensalão pode ser anulado
Os advogados poderão tentar, junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos, a suspensão da execução imediata das penas privativas de liberdade...
Julgamento do Mensalão pode ser anulado
A condenação de 25 pessoas no processo do Mensalão promete novos episódios. Para Luiz Flávio Gomes, diretor-geral de cursos de direito por satélite e Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, os advogados poderão tentar, junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos, a suspensão da execução imediata das penas privativas de liberdade, até que seja respeitado o direito dos réus a recorrer a uma instância superior.
A avalição dele é que, “por vícios procedimentais decorrentes da violação da jurisprudência internacional, a mais histórica de todas as decisões criminais do STF pode ter seu brilho ético, moral, político e cultural nebulosamente ofuscado”.
Casos semelhantes
O especialista lembra dois casos que foram anulados pela Corte Interamericana: o caso Las Palmeras contra a Colômbia, porque o juiz que investigou o caso também participou do julgamento (o caso é semelhante às funções desempenhadas pelo atual presidente do STF, Joaquim Barbosa); e o caso Barreto Leiva contra a Venezuela, em que a Corte determinou novo julgamento do réu em razão ao seu direito de recorrer a instância superior.
Fonte: http://www.dci.com.br/politica/direto-de-brasilia-julgamento-do-mensalao-pode-ser-anulado-id328540.html
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
terça-feira, 8 de janeiro de 2013
CBTU de JP transporta 2,1 milhões de passageiros em 2012; em 2013 será 10% a mais
A CBTU em João Pessoa transportou R$ 2,1 milhões de passageiros durante o ano passado e estima atrair cerca de 210 mil novos usuários em 2013. A meta, de acordo com projeções operacionais, é aumentar em cerca de 10% o número de passageiros transportados, já que o valor da tarifa não sofrerá reajuste e permanecerá nos atuais R$ 0,50, subsidiada pelo Governo Federal.
Segundo o superintendente da CBTU, em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, com mais um reajuste no valor da passagem do ônibus urbano, o trem aparece como a opção mais barata, rápida e segura na Paraíba. “Estamos trabalhando para manter a regularidade nas viagens e a pontualidade dos trens dentro dos padrões com a finalidade promover a mobilidade urbana e atrair mais passageiros para o nosso sistema”, diz.
Para atingir a meta de crescimento de 10%, a CBTU, em João Pessoa, vem realizando uma série de melhoramentos, a exemplo da modernização de três carros de passageiros, que devem entrar em operação ainda neste primeiro semestre do ano; recuperação de locomotivas, conclusão das obras de implantação de acessibilidade nas estações Cabedelo e Santa Rita, entre outras ações.
Neste ano, a direção local da Companhia também acredita que o projeto de melhoramentos na via, com a implantação de cruzamentos ferroviários e adequações de estações comece a ser implementado para receber, já no ano que vem, às primeiras unidades do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). “A gente espera que o projeto seja contemplado e com isso a gente possa dotar o sistema com as reformas necessárias para fazer o VLT operar em sua plenitude e assim atender às necessidades de transporte da população da Região Metropolitana da Capital”, afirma Cartaxo.
Redação com assessoria
http://www.paraiba.com.br/2013/01/04/18365-cbtu-de-jp-transporta-21-milhoes-de-passageiros-em-2012-crescimento-em-2013-sera-de-10
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
VLTs de João Pessoa e Natal começam a ser fabricados no interior do Ceará, afirma CBTU
Os vinte Veículos Leve sobre Trilhos, que irão modernizar os sistemas de João Pessoa e Natal, começam a ser fabricados em Barbalha, no interior do Ceará, neste mês de dezembro. O contrato para a instalação dos novos trens foi assinado na última terça-feira (26), no Rio de Janeiro. Os VLTs irão substituir os atuais trens movidos à diesel. Dos 20 que foram adquiridos, oito serão destinados para a capital da Paraíba e 12 para Natal, uma das sedes da Copa do Mundo.
O presidente da CBTU, Francisco Colombo, destaca a importância desses contratos assinados com o foco na modernização das regiões. "Essa aquisição representa um ganho substancial e uma nova realidade para a mobilidade urbana de João Pessoa e Natal. A chegada dos VLTs trará melhores condições ao transporte público, com qualidade, rapidez, segurança, economia e conforto”, comemora o presidente.
Cada veículo terá a capacidade de transportar 600 pessoas, sua organização será semelhante à de um metrô, com assentos preferências, ar-condicionado, acesso a cadeirante e circulará em uma velocidade de 40 km/h. Estima-se um crescimento significativo: Em João Pessoa passará de 10 mil para 33 mil passageiros ao dia. Em Natal, passará de 7 mil para 60 mil passageiros ao dia. Os novos VLTs deverão começar a chegar nas regionais a partir de 2014.
fonte: http://www.paraiba.com.br/2012/12/05/33321-vlts-de-joao-pessoa-e-natal-comecam-a-ser-fabricados-no-interior-do-ceara-afirma-cbtu
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
terça-feira, 1 de janeiro de 2013
Feliz Ano Novo!!!
A cada dia de nossa vida aprendemos com nossos erros e acertos, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que no ano que se inicia possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, para a construção de um futuro repleto de alegrias e, assim, tenhamos um mundo melhor, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus.
O SINTEFEP deseja a todos os sócios e amigos um Feliz Ano Novo!!!
O SINTEFEP deseja a todos os sócios e amigos um Feliz Ano Novo!!!
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
Sucatas da ferrovia vão a leilão em Bauru
| Publicado: quinta-feira, 13 de dezembro de 2012 | |
| |
Abandonados, amontoados, enferrujados. Encostados em um cemitério a céu aberto – e longe dos trilhos pelos quais trafegaram e transportaram o desenvolvimento de muitas cidades do interior paulista – o que sobrou de cerca de 400 vagões descansam em Triagem Paulista.
Tanto patrimônio público deteriorado pelo tempo e por políticas públicas que alijaram os investimentos para manutenção das ferrovias começa a passar às mãos do interesse privado, a partir de hoje, vendido como sucata. Os sete primeiros lotes saem para quem pagar mais em concorrência pública promovida pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), órgão responsável pelos bens que sobraram da Refesa (Rede Ferroviária Federal), extinta em 2007. As propostas devem ser entregues na unidade regional de Bauru da inventariança da Refesa, a partir das 10h, na rua Nóbile Di Piero, 2-160, no Centro. O edital está disponível no site do Dnit – www.dnit.gov.br. Classificados como “não operacionais” ou “inservíveis” e com idade média de 72 anos, os vagões passaram por uma avaliação de engenheiros peritos da Comissão Nacional de Avaliação, que decidiu por destiná-los à venda. Além dos vagões, os próximos que terão o mesmo destino são os carros de passageiros e as antigas locomotivas elétricas – V8s, Vandecas, entre outras – cujas carcaças se acumulam tanto em Triagem Paulista quanto no pátio de Bauru. Negócio milionário / Mesmo enferrujado, o patrimônio que o próprio governo federal começa a se desfazer ainda vale muito dinheiro. Os primeiros lotes já ultrapassam a casa dos milhões de reais. O valor total desta concorrência pública chega a R$ 2.544.687,00. Os lotes variam entre R$ 267,9 mil e R$ 535,4 mil. Os licitantes devem apresentar suas propostas específicas para cada um deles. E o pagamento será à vista. Segundo informa o edital, as empresas que ganharem a concorrência vão ter que arcar com os custos de corte, remoção, transporte e ainda o pagamento de impostos. E tudo não vai poder passar de 90 dias da data da efetivação da compra. Ao Dnit, cabe permitir que as empresas possam ter acesso para a retirada dos lotes – algo que não exige nada mais que passar por um portão escancarado, localizado no Jardim Guadalajara. Impugnação barrada / A venda dos vagões por pouco não saiu do papel. O leiloeiro público oficial, Álvaro Luiz Ferreira, encaminhou à Comissão Especial de Licitação do Dnit, no último dia 4, um pedido para que a concorrência de hoje fosse anulada. Ele argumentou a “impossibilidade de emissão de documento fiscal para proceder a venda e a transferência material dos bens a serem praceados”. Em resposta ao pedido, na última segunda-feira (10), a comissão negou-lhe o deferimento por entender que as questões levantadas pelo leiloeiro “estão em dissonância com os princípios que regem os mandamentos da licitação, bem como a legislação vigente”. Vagões, carros e locomotivas não pertencem à ALL, diz Dnit Apesar da concessão para uso de quase toda a malha paulista, a ALL (América Latina Logística) não tem responsabilidade de uso dos vagões, carros de passageiros e também das locomotivas elétricas que, agora, vão a leilão. A informação é do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). 30 Locomotivas elétricas apenas aguardam futuro leilão para também serem retalhadas Prefeitura ainda pode ‘salvar’ carros e locomotivas Nem tudo que está se acabando pela ação do tempo em Triagem Paulista terá como destino os maçaricos. Vagões, carros de passageiros e até locomotivas com características históricas não foram incluídos entre os bens que serão vendidos pelo governo federal. Entre os eventuais interessados está a Prefeitura de Bauru, que poderá ‘salvar’ alguns itens, ainda. Alguns deles, inclusive, já foram separados e estão na antiga gare da estação ferroviária. Por lá aguardam três carros de passageiros e três locomotivas que, até o fim da eletrificação ferroviária em Bauru, em 1999, transitavam normalmente: uma V8, uma “Vandeca” e uma “Russa” - uma das únicas 22 do mundo. Segundo apurou o BOM DIA, outros 39 itens de interesse da prefeitura teriam sido enviados para o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Entre eles, até um guindaste com tração a vapor. Mas a cessão dos bens não é uma tarefa fácil para a prefeitura. A Procuradoria Geral do Município e até o MPF (Ministério Público Federal) já recomendaram que a cidade só se interesse por itens que tenha condições de manter. Por conta disso, a ideia de reativação das locomotivas elétricas com tração diesel-elétrica foi descartada. O BOM DIA consultou especialistas da área, que disseram que cada adaptação não sairia por menos de R$ 3,3 milhões. O poder público municipal, que administra o museu ferroviário pela Secretaria da Cultura, já conta com um razoável patrimônio à sua disposição. São 17 itens em seu acervo atual. A começar pela Maria Fumaça e os três carros de passageiros que conduzem os passeios todos os meses. Um carro restaurante e um veículo para administração de via permanente passam por restauração atualmente. O mesmo caminho pode ter a velha locomotiva exposta no Bosque da Comunidade. A Cultura tem planos de recolocá-la nos trilhos para tracionar uma nova composição turística, mas com trajeto até o distrito de Tibiriçá (22 quilômetros), a partir de 2013. Por Rodrigo Viudes | |
Fonte: Jornal da Cidade de Bauru |
Assinar:
Postagens (Atom)


