terça-feira, 26 de março de 2013

Em Pernambuco, governo anuncia novo trecho de ferrovia no Nordeste


Evento contou com a participação de Dilma Rousseff e Eduardo Campos (PSB), possíveis adversários nas urnas em 2014

Eduardo Campos (esq.) participou de evento ao lado de Dilma em Pernambuco Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência da República
Eduardo Campos (esq.) participou de evento ao lado de Dilma em Pernambuco
Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência da República

Durante cerimônia pública em Serra Talhada (PE), na presença do governador do Estado e potencial candidato a presidente, Eduardo Campos (PSB), a presidente Dilma Rousseff (PT) pediu para o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do mesmo partido de Campos, fazer o anúncio.
O governo anunciou nesta segunda-feira a intenção de construir um novo trecho de ferrovia, ligando a Transnordestina, em Pernambuco, à malha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
O novo trecho deve ligar a cidade pernambucana de Parnamirim, por onde passa a Transnordestina, até Petrolina, conectando-se à rede da FCA.
"A gente brigou muito junto à equipe do setor de infraestrutura do governo federal e nesta semana a presidenta Dilma bateu o martelo", disse Bezerra.
Segundo o ministro, "além de lançar a concessão ferroviária que liga o porto de Suape ao porto de Aratu, que é a ferrovia Recife-Salvador, nós vamos ter a opção... que é pegar ali em Parnamirim, a ferrovia desce para Petrolina, atravessa o São Francisco em Juazeiro e leva a ferrovia, que é a Centro-Atlântica, de Juazeiro até sair em Salvador"
http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/em-pernambuco-governo-anuncia-novo-trecho-de-ferrovia-no-nordeste,1b0d7ad5050ad310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

terça-feira, 5 de março de 2013

Opinião: Atraso na Transnordestina


04/03/2013 - O Estado de S. Paulo

A conclusão de um dos grandes empreendimentos lançados pelos governos petistas, em seus dez anos no poder, vai ser adiada, como tem acontecido rotineiramente com muitos dos projetos incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Ferrovia Transnordestina, numa extensão de 1.728 km, só deve ficar pronta, se tudo correr bem, em 2015 (ligação com o Porto de Suape, em Pernambuco) e 2016 (ligação ao Porto de Pecém, no Ceará). Quando começaram com estardalhaço, em 2006, a previsão era de que as obras dessa ferrovia seriam concluídas no fim do governo Lula.

O prazo teve de ser prorrogado para 2014. Dada a impossibilidade de que isso venha a ocorrer, o governo acabou tendo de aceitar uma nova dilatação do prazo. E, lógico, o custo também aumentará: o valor orçado de R$ 5,4 bilhões, já revisto para R$ 6,72 bilhões, subirá para R$ 7,5 bilhões só para a construção. Preveem-se gastos adicionais de R$ 1,5 bilhão para aquisição de material rodante (vagões e locomotivas), sem contar investimentos em oficinas e nos portos. O projeto tem sido financiado, em boa parte, pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), Banco do Nordeste e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

No ano passado, quando esteve em Pernambuco, onde percorreu canteiros de obras, a presidente Dilma Rousseff cobrou um andamento mais rápido do projeto, tendo recebido a promessa da Transnordestina Logística (TLSA) de que a ferrovia seria concluída ainda em seu mandato. Não adiantou.

Alegando a necessidade de mais recursos e a demora dos Estados de Pernambuco e do Ceará em fazer as desapropriações pelas quais ficaram responsáveis, a TLSA pediu e conseguiu mais uma prorrogação. Segundo o jornal Valor (22/2), o governo cogitou de fazer nova licitação, inserindo a Transnordestina no bloco das ferrovias que serão privatizadas. Essa hipótese foi descartada por ter o Planalto avaliado que isso poderia desgastar a imagem do governo.

O fato vem comprovar, ainda uma vez, as deficiências de planejamento e gestão de projetos pelo governo, mesmo aqueles, como a Transnordestina, que têm merecido destaque na retórica oficial. A ferrovia, que atravessa sete Estados, deveria contribuir para melhorar a situação de pobreza crônica e subdesenvolvimento no interior do Nordeste, ligando-o a portos modernos como Suape e Pecém. Assim, poderia ser escoada a produção de novas fronteiras agrícolas do Piauí e do Maranhão e haveria condições econômicas para novos investimentos no semiárido, inclusive para exploração das riquezas minerais da região, como ferro e gesso.

Para alcançar esses objetivos, seria indispensável definir prazos para a construção da linha e liberar recursos com base numa análise realista dos custos. Como tem ocorrido com outros projetos - não há melhor exemplo disso do que o projeto de transposição de águas do Rio São Francisco -, a construção da Transnordestina ficou praticamente sujeita ao acaso, sendo conduzida de acordo com o ritmo irregular da liberação de verbas.

No pico das obras, em 2011, o trecho entre Eliseu Martins, no Piauí, e o Porto de Suape, numa extensão de 1.200 km, tinha 9.600 homens trabalhando, número que caiu hoje para 3.754. O único trecho efetivamente construído tem 262 km de extensão e seus trilhos não levam a lugar nenhum. Os trabalhos prosseguem em lentidão exasperante, no dizer de um técnico, e há quem considere que a conclusão das obras dez anos depois de iniciadas é uma previsão até otimista.

Em face desse quadro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promete fazer alterações no contrato com a TLSA, adequando os prazos e prevendo penalidades no caso de seu não cumprimento. Se a concessionária voltar a apresentar repetidas falhas no cronograma, como tem ocorrido, o contrato será simplesmente cancelado. Isso presume, naturalmente, que as dotações serão liberadas também tempestivamente, o que não se ajusta aos padrões que a administração federal vem adotando.


fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=18104

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Requião destaca relatório da gestão Figueiredo na ANTT


07/02/2013 - Agência Senado

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) apresentou, nesta quinta-feira (7), informações de relatório do Ministério dos Transportes que, segundo ele, constatou que a atuação de Bernardo Figueiredo quando era diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi prejudicial ao país.

Requião explicou que o relatório foi produzido após representação da Procuradoria-Geral da República (PGR) acusando a ANTT de omitir-se da tarefa de regular e fiscalizar os contratos de concessão ou arrendamento do transporte ferroviário de cargas e Bernardo Figueiredo de atuar em favor da concessionária privada América Latina Logística (ALL).

- O relatório conclui que o quadro terrível descrito na representação da Procuradoria-Geral da República expressa fidedignamente a realidade trágica da destruição do sistema ferroviário, a captura do interesse público pelo interesse privado, a criminosa leniência da ANTT, quando gerida ou aprisionada pelo Sr. Bernardo Figueiredo – disse.

O senador destacou que a comissão responsável pela elaboração do relatório também concluiu que, diante do quadro de reiterado descumprimento do contrato de concessão pela ALL (Malha Sul), o mesmo deveria ser extinto por caducidade.

- Agora é o próprio Executivo, através da Comissão Especial do Ministério dos Transportes, que constata que o Sr. Bernardo Figueiredo é o canibal das ferrovias brasileiras e que sua ação à frente da ANTT foi prejudicial ao País – disse.

Requião lembrou que a recondução de Bernardo Figueiredo à direção geral da ANTT foi rejeitada no Plenário do Senado, em março de 2012, pela Casa tê-lo julgado inidôneo e inadequado para ocupar o posto. O senador criticou a posterior nomeação de Figueiredo para comandar a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav), transformada depois na Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

- Até quando o Sr. Bernardo Figueiredo será protegido e seguirá causando prejuízos ao país? Quem, afinal, o protege? - indagou Requião.

RF – A assessoria de imprensa da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), presidida por Bernardo Figueiredo, disse que ele não comentará o assunto.

http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=1&InCdMateria=17894

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Assaltos em estação ferroviária amedrontam funcionários e usuários de trens da Capital


Conforme relatos de funcionários da companhia, o terminal do bairro de Mandacaru, tem registrado o maior de índice desse tipo de crime

Polícia | Em 23/01/13 às 15h03, atualizado em 23/01/13 às 15h48 | Por Hyldo Pereira
Internet 12
Estão Ferroviária e capitão Antônio de Sousa
Uma onda de assalto vem ocorrendo em um dos terminas ferroviários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa. Conforme relatos de funcionários da companhia, o terminal do bairro de Mandacaru, tem registrado o maior de índice desse tipo de crime.
 Em contato com o Portal Correio, um dos funcionários revelou que diariamente homens invadem a estação ferroviária e praticam assaltos. Segundo depoimento, eles pulam o muro que dá acesso a parte interna do terminal de passageiros e, armados, ameaçam a todos.
“Estamos trabalhando amedrontados. Os assaltos ocorrem sempre às 17h. Ontem (22) ocorreu mais um. O único segurança que temos não pode andar armado. Está um caso sério a estação de Mandacaru. Às vezes, os criminosos ficam na passarela assaltando quem vai embarcar e desembarcar dos vagões”, comentou o funcionário que não quis se identificar.
De acordo com a assessoria de imprensa da CBTU, a empresa tem conhecimento dos assaltos e já requereu junto a Secretaria de Segurança Pública do Estado um reforço policial na área da estação do bairro. A assessoria disse que nas 12 estações entre Cabedelo, João Pessoa e Santa Rita, há seguranças que integram a Polícia Ferroviária Federal (PFF). Diariamente, cerca de 8 mil pessoas utilizam o transporte ferroviário.
O capitão Antônio de Sousa, comandante da Unidade de Polícia Solidária (UPS) de Mandacaru, adiantou que já recebeu a solicitação da CBTU e viaturas foram designadas para fazer o patrulhamento durante o horário de funcionamento dos trens urbanos.
“Policias militares já foram orientados e providências vêm sendo tomadas para coibir os assaltos. Estamos fazendo abordagem nos vagões e vamos evitar que confronto entre gangues ocorra e prejudique os usuários”, garantiu o policial.
http://portalcorreio.uol.com.br/noticias/policia/assalto/2013/01/23/NWS,219111,8,157,NOTICIAS,2190-ASSALTOS-ESTACAO-FERROVIARIA-AMEDRONTAM-FUNCIONARIOS-USUARIOS-TRENS-CAPITAL.aspx

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil - COBAP - Perdas salariais aumentam e migração para o piso também cresce

Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil - COBAP - Perdas salariais aumentam e migração para o piso também cresce

"Direto de Brasília": Julgamento do Mensalão pode ser anulado


Os advogados poderão tentar, junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos, a suspensão da execução imediata das penas privativas de liberdade...

Julgamento do Mensalão pode ser anulado
A condenação de 25 pessoas no processo do Mensalão promete novos episódios. Para Luiz Flávio Gomes, diretor-geral de cursos de direito por satélite e Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, os advogados poderão tentar, junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos, a suspensão da execução imediata das penas privativas de liberdade, até que seja respeitado o direito dos réus a recorrer a uma instância superior.
A avalição dele é que, “por vícios procedimentais decorrentes da violação da jurisprudência internacional, a mais histórica de todas as decisões criminais do STF pode ter seu brilho ético, moral, político e cultural nebulosamente ofuscado”.
Casos semelhantes
O especialista lembra dois casos que foram anulados pela Corte Interamericana: o caso Las Palmeras contra a Colômbia, porque o juiz que investigou o caso  também participou do julgamento (o caso é semelhante às funções desempenhadas pelo atual presidente do STF, Joaquim Barbosa); e o caso Barreto Leiva contra a Venezuela, em que a Corte determinou novo julgamento do réu em razão ao seu direito de recorrer a instância superior.
Fonte: http://www.dci.com.br/politica/direto-de-brasilia-julgamento-do-mensalao-pode-ser-anulado-id328540.html

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

PB Agora - Política - Prefeitura de JP receberá investimento para revitalizar Lagoa e construir viaduto

PB Agora - Política - Prefeitura de JP receberá investimento para revitalizar Lagoa e construir viaduto

Projetos de mobilidade urbana são selecionados - Pravda.Ru

Projetos de mobilidade urbana são selecionados - Pravda.Ru

CBTU de JP transporta 2,1 milhões de passageiros em 2012; em 2013 será 10% a mais


A CBTU em João Pessoa transportou R$ 2,1 milhões de passageiros durante o ano passado e estima atrair cerca de 210 mil novos usuários em 2013. A meta, de acordo com projeções operacionais, é aumentar em cerca de 10% o número de passageiros transportados, já que o valor da tarifa não sofrerá reajuste e permanecerá nos atuais R$ 0,50, subsidiada pelo Governo Federal.
Segundo o superintendente da CBTU, em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, com mais um reajuste no valor da passagem do ônibus urbano, o trem aparece como a opção mais barata, rápida e segura na Paraíba. “Estamos trabalhando para manter a regularidade nas viagens e a pontualidade dos trens dentro dos padrões com a finalidade promover a mobilidade urbana e atrair mais passageiros para o nosso sistema”, diz.
Para atingir a meta de crescimento de 10%, a CBTU, em João Pessoa, vem realizando uma série de melhoramentos, a exemplo da modernização de três carros de passageiros, que devem entrar em operação ainda neste primeiro semestre do ano; recuperação de locomotivas, conclusão das obras de implantação de acessibilidade nas estações Cabedelo e Santa Rita, entre outras ações.
Neste ano, a direção local da Companhia também acredita que o projeto de melhoramentos na via, com a implantação de cruzamentos ferroviários e adequações de estações comece a ser implementado para receber, já no ano que vem, às primeiras unidades do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). “A gente espera que o projeto seja contemplado e com isso a gente possa dotar o sistema com as reformas necessárias para fazer o VLT operar em sua plenitude e assim atender às necessidades de transporte da população da Região Metropolitana da Capital”, afirma Cartaxo.
Redação com assessoria 
http://www.paraiba.com.br/2013/01/04/18365-cbtu-de-jp-transporta-21-milhoes-de-passageiros-em-2012-crescimento-em-2013-sera-de-10

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

VLTs de João Pessoa e Natal começam a ser fabricados no interior do Ceará, afirma CBTU

Os vinte Veículos Leve sobre Trilhos, que irão modernizar os sistemas de João Pessoa e Natal, começam a ser fabricados em Barbalha, no interior do Ceará, neste mês de dezembro.  O contrato para a instalação dos novos trens foi assinado na última terça-feira (26), no Rio de Janeiro. Os VLTs irão substituir os atuais trens movidos à diesel. Dos 20 que foram adquiridos, oito serão destinados para a capital da Paraíba e 12 para Natal, uma das sedes da Copa do Mundo.
O presidente da CBTU, Francisco Colombo, destaca a importância desses contratos assinados com o foco na modernização das regiões. "Essa aquisição representa um ganho substancial e uma nova realidade para a mobilidade urbana de João Pessoa e Natal. A chegada dos VLTs trará melhores condições ao transporte público, com qualidade, rapidez, segurança, economia e conforto”, comemora o presidente.
Cada veículo terá a capacidade de transportar 600 pessoas, sua organização será semelhante à de um metrô, com assentos preferências, ar-condicionado, acesso a cadeirante e circulará em uma velocidade de 40 km/h. Estima-se um crescimento significativo: Em João Pessoa passará de 10 mil para 33 mil passageiros ao dia. Em Natal, passará de 7 mil para 60 mil passageiros ao dia. Os novos VLTs deverão começar a chegar nas regionais a partir de 2014.

fonte: http://www.paraiba.com.br/2012/12/05/33321-vlts-de-joao-pessoa-e-natal-comecam-a-ser-fabricados-no-interior-do-ceara-afirma-cbtu

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Feliz Ano Novo!!!

A cada dia de nossa vida aprendemos com nossos erros e acertos, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que no ano que se inicia possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança,  para a construção de um futuro repleto de alegrias e, assim, tenhamos um mundo melhor, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus.
O SINTEFEP deseja a todos os sócios e amigos um Feliz Ano Novo!!!