sexta-feira, 26 de abril de 2013

Campanha contra hipertensão terá foco na criança e no adolescente

De acordo com dados da SBC, de 6% a 8% das crianças e adolescentes brasileiros na faixa de 7 a 20 anos, têm a doença



A hipertensão na criança e no adolescente será o foco da campanha que a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) vai desenvolver este ano, com atividades em todos os estados e no Distrito Federal, no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado hoje (26). De acordo com dados da SBC, de 6% a 8% das crianças e adolescentes brasileiros na faixa de 7 a 20 anos, têm a doença.
Para o coordenador da campanha e diretor da SBC, Carlos Alberto Machado, a maior preocupação é que não existe entre os brasileiros a cultura de medir a pressão arterial durante a infância e a adolescência. Ele alertou que há possibilidade de esses índices aumentarem porque também tem crescido o número de crianças obesas no país. " É importante mudar o estilo de vida dessas crianças. É muito mais fácil mudar o estilo de uma criança do que de um adulto", disse o médico.
No Rio de Janeiro, segundo a diretora científica da Regional da Baixada Fluminense da Sociedade, Sonia Regina Zimbaro, a SBC tem desenvolvido projetos em escolas da região, junto com as secretarias de Saúde, para levar informações sobre a hipertensão a alunos dos municípios de Queimados, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo. Ela espera levar os projetos para outros municípios da Baixada. Nesta sexta-feira (26) haverá atividades no Centro Municipal de Saúde para aferição de pressão arterial, de glicemia, de peso e altura. Também serão distribuídas cartilhas com orientações para evitar a doença.
A diretora classificou a hipertensão como "assassina silenciosa" porque não tem sintomas e os pais, geralmente, só levam a criança ao médico quando ela tem febre. "Acima de 3 anos de idade, quando as vacinas já foram dadas, praticamente os pais não levam mais ao pediatra como rotina e, a partir daí, não são levadas com frequência ao médico. A obesidade infantil está na nossa frente. Hoje temos crianças com 5 anos que já estão obesas. Uma pressão de 120 por 80 pode ser elevada se a criança tiver obesidade", informou.
Para Sonia Regina Zimbaro, a vida sedentária, com as crianças mais recolhidas dentro de casa sem fazer exercício, o tabagismo entrando na adolescência, a alimentação inadequada com os fast foods (comida rápida, em inglês) são fatores que causam a elevação da pressão nessas faixas de idade.
Ela disse que estão sendo registrados casos de lesões em órgãos como o coração, cérebro e o rim, além da visão e de vasos de membros inferiores, provocadas pela alteração dos níveis de pressão. "Então, temos que tratar quem tem fatores de risco e fazer também a prevenção. Se essa criança tiver uma hereditariedade de hipertensos, ela deve desenvolver a doença ao longo da vida. E é preciso alertar também as adolenscentes que estão engravidando. É um risco se ela tiver histórico familiar de hipertensão", esclareceu a médica que defendeu a inclusão da aferição da pressão arterial nos exames admissionais dos alunos nas escolas.
A Diretoria de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia publicou uma cartilha em seu portal, com orientações. Ela pode ser acessada no linkhttp://prevencao.cardiol.br/campanhas/img/cartilha_hipertensao2013.pdf. O cardiologista Carlos Alberto Machado disse que qualquer pessoa pode ter acesso à cartilha eletrônica, que poderá ainda ser utilizada por um professor como material didático em sala de aula.
A cartilha esclarece que a hipertensão não apresenta sintomas na maioria das vezes, mas quem tem tonturas, falta de ar, palpitações, enjoos e náuseas, dor de cabeça frequente, cansaço inexplicável ou alterações na visão, deve procurar um atendimento especializado. “O tratamento e acompanhamento da pressão alta são feitos por toda a vida", lembrou o diretor.
Para os profissionais de saúde, a SBC gravou uma aula para mostrar como é medida de forma correta a pressão arterial de uma criança. Segundo Machado, a pressão arterial medida precisa ser comparada com uma tabela que inclui idade, estatura e sexo, para que o diagnóstico seja feito. Com a campanha, a instituição espera que a hipertensão na criança passe a ser identificada e combatida precocemente.

Prefeitura de Cajazeiras abre concurso - Paraíba - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.


As inscrições podem ser feitas somente nesta sexta-feira (26), na Biblioteca Pública de Cajazeiras Castro Pinto.


Estão abertas as inscrições para processo seletivo  para a contração de 54 profissionais na área de saúde, em Cajazeiras. O edital foi divulgado, nesta quinta-feira (25), pela Prefeitura Municipal. Os selecionados irão trabalhar no Hospital Universitário Júlio Bandeira de Melo (HUJP), que está na responsabilidade da prefeitura até o mês de dezembro deste ano.
As inscrições podem ser feitas somente nesta sexta-feira (26), na Biblioteca Pública de Cajazeiras Castro Pinto, situada na Avenida Padre Rolim, S/N, Centro-PB, das 08h às 19h. O valor da inscrição será de R$ 30,00 para nível superior e R$ 15,00 para nível médio.
As vagas são as seguintes: 15 (quinze) médicos; 11(onze) Enfermeiros, 21 (vinte e um) Técnico em Enfermagem, 02 (dois) Fisioterapeuta, 02(dois) Auxiliar de Farmácia, 01(um) Técnico em Radiologia e 02 (dois) Farmacêuticos para atuarem no Hospital Universitário Júlio Bandeira-HUJB.
Os salários vão de R$ 650,00 a R$ 1.400,00. O resultado será divulgado no dia 08 de maio de 2013.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

PGR lança ferramentas de transparência - Brasil - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.


PGR lança ferramentas de transparência da atuação institucional

Instrumentos de pesquisa sobre atuação judicial e extrajudicial estarão disponíveis a qualquer cidadão


 O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, lança nesta quinta-feita, 25 de abril, novos instrumentos de pesquisa sobre a atuação judicial e extrajudicial da instituição. O lançamento será às 10h, no Hotel Royal Tulip, em Brasília.
Gurgel vai apresentar as novas ferramentas digitais que permitirão uma transparência mais efetiva do órgão ministerial. No âmbito judicial, o sítio da Procuradoria Geral da República disponibilizará um mapa de ações movidas na área cível e criminal, classificadas por unidade do MPF e por tema. Cada unidade detalhará a quantidade de ações propostas por área temática, além da listagem dos processos e o andamento processual naquela região. Será possível, ainda, a consulta a procedimentos extrajudiciais que tramitam no MPF, como inquérito civil e procedimento de investigação criminal. Outra melhoria será na busca processual do Ministério Público Federal, que passará a ser centralizada num mesmo sistema. Com essa nova ferramenta, será possível acompanhar o andamento dos procedimentos em qualquer instância do Ministério Público Federal.
O lançamento das ferramentas de acesso à informação faz parte de uma política de promoção à cultura da transparência.

Assessoria

Helton cobra mais ônibus adaptados em JP - Política - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.


Helton cobra aumento de frota adaptada para pessoas com deficiência em JP


Vereador disse que AETC-JP investe em propaganda, mas não aumenta frota ara pessoas com deficiências

O vereador Helton Renê (PP) cobrou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (24), na Câmara Municipal de João Pessoa, o cumprimento da lei 7.170/92, que prevê que todas as empresas de transporte público da Capital ofereçam veículos adaptados às pessoas com deficiência física. “Trata-se de uma lei que existe há 21 anos. Não tem o que se discutir, o que deve ser feito, com urgência, é a aplicação direta da lei”, disse o parlamentar.
Na tribuna, o vereador Helton Renê questionou que a Associação das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (AETC-JP), investe em propaganda para divulgar que possui a frota mais nova do Nordeste, mas ao mesmo tempo, dispõe de um baixo número de ônibus adaptados.
“Eu já ouvi a justificativa que os ônibus não são adaptados porque a quantidade de pessoas que são portadores de deficiência é pequena. É a mesma coisa que dizer: o trânsito daqui é tão tranquilo que não precisa colocar semáforo. Por isso, e diante de argumentos como esses, peço as pessoas que fazem parte da AETC-JP e às empresas de transporte público que reavaliem os seus conceitos e serviços”, comentou o Vereador.
O parlamentar concluiu seu pronunciamento reforçando a necessidade do resgate da cidadania dos portadores de deficiência física, que também são consumidores. Ele destacou também que a escassez de veículos adaptados acaba refletindo na rotina desses usuários. “O usuário que é portador de deficiência física, muitas vezes, deixa de utilizar o transporte público porque não existe ônibus o bastante pra circulação imediata”, finalizou o parlamentar.
Da Redação (com Assessoria)
WSCOM Online

Dia 30: Funcionários do BB começam greve - Paraíba - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.


Funcionários do Banco do Brasil começam greve no dia 30


 Definido durante assembleia realizada na noite desta quarta-feira, 24, a paralisação das atividades dos funcionários do Banco do Brasil a partir das 00h00 do dia 30 de abril. Entre as causas que motivaram a decisão, estão o plano de funções unilateral, que retira direitos; os descomissionamentos e demissões por ato de gestão; as cobranças de metas abusivas; e a constante prática de assédio moral.
De acordo com o Sindicato dos Bancários da Paraíba, a direção do Banco do Brasil implementou de forma unilateral, no final de janeiro, um novo plano de funções comissionadas, alterando drasticamente a folha de pagamento e os direitos dos funcionários da instituição financeira pública. O que seria o cumprimento de uma promessa da empresa de várias anos – implantar as funções comissionadas com a jornada legal de seis horas – surpreendeu tanto o funcionalismo quanto suas entidades sindicais pela ousadia da gestão de pessoas em alterar as verbas das gratificações de funções, reduzindo os direitos tanto de funcionários das novas funções “gratificadas” quanto de todos aqueles que o banco considera funções de “confiança”.
Essas alterações unilaterais proporcionaram a redução de salários nas funções de seis horas, cerca de 16,25% no Valor de Referência (VR) e até 80% na gratificação da mesma função. Dessa forma o BB descumpriu o Acordo Coletivo 2012/2013, ao reduzir as gratificações de função antes de incorporar a Gratificação Semestral de 25% sobre todas as verbas, conforme contratado.
Para o diretor do sindicato e funcionário do BB, Francisco de Assis (Chicão), os funcionários do BB têm que fazer alguma coisa agora para que a história não se repita: “de modo semelhante, em 1995 o governo Fernando Henrique Cardoso promoveu nas estatais, em especial no Banco o Brasil, um processo de enxugamento, demissões e preparação para as privatizações. Após um Plano de Demissões Voluntárias (PDV), seguido de um Plano de Adequação de Quadros (PAQ) e aposentadorias forçadas o BB reduziu o quadro funcional de 120 mil para 70 mil trabalhadores. Foram dias de terrorismo, perseguição, dezenas de suicídio e centenas de demissões imotivadas por “ato de gestão”, sem justa causa e sem processos administrativos.
PSO
Ano passado, dentro das mudanças estruturais, o Banco do Brasil criou as Plataformas de Suporte Operacional (PSO), tirando os serviços de caixas das alçadas das agências. Então, os caixas executivos passaram a ser itinerantes. Assim, ao saírem de casa não sabem sequer onde vão trabalhar cada dia. Vulneráveis por serem sempre estranhos onde cumprem a jornada, trabalham à parte e entregues à própria sorte. Sofrem todo o tipo de problemas, que são constantemente denunciados ao Sindicato.
da Redação (com assessoria)
WSCOM Online

Trem pega carro em Bayeux e fere dois - Policial - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.


O trecho já está sendo chamado de "ferrovia da morte"


Mais um acidente envolvendo um trem da CBTU foi registrado no início da noite desta quarta-feira (24) na cidade de Bayeux . O trecho já está sendo chamado de "ferrovia da morte".
Segundo informações de familiares, o casal que vinha no veículo Palio na rua Pedro Ulisses em direção ao bairro da Imaculada, antes de passar pela via férrea se assustou ao ouvir o apito do trem. O motorista acionou o freio de mão do veículo sem sucesso. Ao tentar desviar do trem, o carro foi atingido na lateral pela locomotiva.

O motorista Ozinaldo Vicente de Medeiros, 27 anos sofreu escoriações leves e a passageira Vanessa Albuquerque, 23 anos teve fratura na perna direita e escoriações pelo corpo.

bayeuxemfoco.com.br

TJ garante meia-entrada sem carteiras - Educação - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.

TJ garante meia-entrada sem carteiras - Educação - Noticia - WSCOM - O Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil.

terça-feira, 26 de março de 2013

Em Pernambuco, governo anuncia novo trecho de ferrovia no Nordeste


Evento contou com a participação de Dilma Rousseff e Eduardo Campos (PSB), possíveis adversários nas urnas em 2014

Eduardo Campos (esq.) participou de evento ao lado de Dilma em Pernambuco Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência da República
Eduardo Campos (esq.) participou de evento ao lado de Dilma em Pernambuco
Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência da República

Durante cerimônia pública em Serra Talhada (PE), na presença do governador do Estado e potencial candidato a presidente, Eduardo Campos (PSB), a presidente Dilma Rousseff (PT) pediu para o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do mesmo partido de Campos, fazer o anúncio.
O governo anunciou nesta segunda-feira a intenção de construir um novo trecho de ferrovia, ligando a Transnordestina, em Pernambuco, à malha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
O novo trecho deve ligar a cidade pernambucana de Parnamirim, por onde passa a Transnordestina, até Petrolina, conectando-se à rede da FCA.
"A gente brigou muito junto à equipe do setor de infraestrutura do governo federal e nesta semana a presidenta Dilma bateu o martelo", disse Bezerra.
Segundo o ministro, "além de lançar a concessão ferroviária que liga o porto de Suape ao porto de Aratu, que é a ferrovia Recife-Salvador, nós vamos ter a opção... que é pegar ali em Parnamirim, a ferrovia desce para Petrolina, atravessa o São Francisco em Juazeiro e leva a ferrovia, que é a Centro-Atlântica, de Juazeiro até sair em Salvador"
http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/em-pernambuco-governo-anuncia-novo-trecho-de-ferrovia-no-nordeste,1b0d7ad5050ad310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

terça-feira, 5 de março de 2013

Opinião: Atraso na Transnordestina


04/03/2013 - O Estado de S. Paulo

A conclusão de um dos grandes empreendimentos lançados pelos governos petistas, em seus dez anos no poder, vai ser adiada, como tem acontecido rotineiramente com muitos dos projetos incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Ferrovia Transnordestina, numa extensão de 1.728 km, só deve ficar pronta, se tudo correr bem, em 2015 (ligação com o Porto de Suape, em Pernambuco) e 2016 (ligação ao Porto de Pecém, no Ceará). Quando começaram com estardalhaço, em 2006, a previsão era de que as obras dessa ferrovia seriam concluídas no fim do governo Lula.

O prazo teve de ser prorrogado para 2014. Dada a impossibilidade de que isso venha a ocorrer, o governo acabou tendo de aceitar uma nova dilatação do prazo. E, lógico, o custo também aumentará: o valor orçado de R$ 5,4 bilhões, já revisto para R$ 6,72 bilhões, subirá para R$ 7,5 bilhões só para a construção. Preveem-se gastos adicionais de R$ 1,5 bilhão para aquisição de material rodante (vagões e locomotivas), sem contar investimentos em oficinas e nos portos. O projeto tem sido financiado, em boa parte, pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), Banco do Nordeste e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

No ano passado, quando esteve em Pernambuco, onde percorreu canteiros de obras, a presidente Dilma Rousseff cobrou um andamento mais rápido do projeto, tendo recebido a promessa da Transnordestina Logística (TLSA) de que a ferrovia seria concluída ainda em seu mandato. Não adiantou.

Alegando a necessidade de mais recursos e a demora dos Estados de Pernambuco e do Ceará em fazer as desapropriações pelas quais ficaram responsáveis, a TLSA pediu e conseguiu mais uma prorrogação. Segundo o jornal Valor (22/2), o governo cogitou de fazer nova licitação, inserindo a Transnordestina no bloco das ferrovias que serão privatizadas. Essa hipótese foi descartada por ter o Planalto avaliado que isso poderia desgastar a imagem do governo.

O fato vem comprovar, ainda uma vez, as deficiências de planejamento e gestão de projetos pelo governo, mesmo aqueles, como a Transnordestina, que têm merecido destaque na retórica oficial. A ferrovia, que atravessa sete Estados, deveria contribuir para melhorar a situação de pobreza crônica e subdesenvolvimento no interior do Nordeste, ligando-o a portos modernos como Suape e Pecém. Assim, poderia ser escoada a produção de novas fronteiras agrícolas do Piauí e do Maranhão e haveria condições econômicas para novos investimentos no semiárido, inclusive para exploração das riquezas minerais da região, como ferro e gesso.

Para alcançar esses objetivos, seria indispensável definir prazos para a construção da linha e liberar recursos com base numa análise realista dos custos. Como tem ocorrido com outros projetos - não há melhor exemplo disso do que o projeto de transposição de águas do Rio São Francisco -, a construção da Transnordestina ficou praticamente sujeita ao acaso, sendo conduzida de acordo com o ritmo irregular da liberação de verbas.

No pico das obras, em 2011, o trecho entre Eliseu Martins, no Piauí, e o Porto de Suape, numa extensão de 1.200 km, tinha 9.600 homens trabalhando, número que caiu hoje para 3.754. O único trecho efetivamente construído tem 262 km de extensão e seus trilhos não levam a lugar nenhum. Os trabalhos prosseguem em lentidão exasperante, no dizer de um técnico, e há quem considere que a conclusão das obras dez anos depois de iniciadas é uma previsão até otimista.

Em face desse quadro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promete fazer alterações no contrato com a TLSA, adequando os prazos e prevendo penalidades no caso de seu não cumprimento. Se a concessionária voltar a apresentar repetidas falhas no cronograma, como tem ocorrido, o contrato será simplesmente cancelado. Isso presume, naturalmente, que as dotações serão liberadas também tempestivamente, o que não se ajusta aos padrões que a administração federal vem adotando.


fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=18104

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Requião destaca relatório da gestão Figueiredo na ANTT


07/02/2013 - Agência Senado

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) apresentou, nesta quinta-feira (7), informações de relatório do Ministério dos Transportes que, segundo ele, constatou que a atuação de Bernardo Figueiredo quando era diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi prejudicial ao país.

Requião explicou que o relatório foi produzido após representação da Procuradoria-Geral da República (PGR) acusando a ANTT de omitir-se da tarefa de regular e fiscalizar os contratos de concessão ou arrendamento do transporte ferroviário de cargas e Bernardo Figueiredo de atuar em favor da concessionária privada América Latina Logística (ALL).

- O relatório conclui que o quadro terrível descrito na representação da Procuradoria-Geral da República expressa fidedignamente a realidade trágica da destruição do sistema ferroviário, a captura do interesse público pelo interesse privado, a criminosa leniência da ANTT, quando gerida ou aprisionada pelo Sr. Bernardo Figueiredo – disse.

O senador destacou que a comissão responsável pela elaboração do relatório também concluiu que, diante do quadro de reiterado descumprimento do contrato de concessão pela ALL (Malha Sul), o mesmo deveria ser extinto por caducidade.

- Agora é o próprio Executivo, através da Comissão Especial do Ministério dos Transportes, que constata que o Sr. Bernardo Figueiredo é o canibal das ferrovias brasileiras e que sua ação à frente da ANTT foi prejudicial ao País – disse.

Requião lembrou que a recondução de Bernardo Figueiredo à direção geral da ANTT foi rejeitada no Plenário do Senado, em março de 2012, pela Casa tê-lo julgado inidôneo e inadequado para ocupar o posto. O senador criticou a posterior nomeação de Figueiredo para comandar a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav), transformada depois na Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

- Até quando o Sr. Bernardo Figueiredo será protegido e seguirá causando prejuízos ao país? Quem, afinal, o protege? - indagou Requião.

RF – A assessoria de imprensa da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), presidida por Bernardo Figueiredo, disse que ele não comentará o assunto.

http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=1&InCdMateria=17894

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Assaltos em estação ferroviária amedrontam funcionários e usuários de trens da Capital


Conforme relatos de funcionários da companhia, o terminal do bairro de Mandacaru, tem registrado o maior de índice desse tipo de crime

Polícia | Em 23/01/13 às 15h03, atualizado em 23/01/13 às 15h48 | Por Hyldo Pereira
Internet 12
Estão Ferroviária e capitão Antônio de Sousa
Uma onda de assalto vem ocorrendo em um dos terminas ferroviários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa. Conforme relatos de funcionários da companhia, o terminal do bairro de Mandacaru, tem registrado o maior de índice desse tipo de crime.
 Em contato com o Portal Correio, um dos funcionários revelou que diariamente homens invadem a estação ferroviária e praticam assaltos. Segundo depoimento, eles pulam o muro que dá acesso a parte interna do terminal de passageiros e, armados, ameaçam a todos.
“Estamos trabalhando amedrontados. Os assaltos ocorrem sempre às 17h. Ontem (22) ocorreu mais um. O único segurança que temos não pode andar armado. Está um caso sério a estação de Mandacaru. Às vezes, os criminosos ficam na passarela assaltando quem vai embarcar e desembarcar dos vagões”, comentou o funcionário que não quis se identificar.
De acordo com a assessoria de imprensa da CBTU, a empresa tem conhecimento dos assaltos e já requereu junto a Secretaria de Segurança Pública do Estado um reforço policial na área da estação do bairro. A assessoria disse que nas 12 estações entre Cabedelo, João Pessoa e Santa Rita, há seguranças que integram a Polícia Ferroviária Federal (PFF). Diariamente, cerca de 8 mil pessoas utilizam o transporte ferroviário.
O capitão Antônio de Sousa, comandante da Unidade de Polícia Solidária (UPS) de Mandacaru, adiantou que já recebeu a solicitação da CBTU e viaturas foram designadas para fazer o patrulhamento durante o horário de funcionamento dos trens urbanos.
“Policias militares já foram orientados e providências vêm sendo tomadas para coibir os assaltos. Estamos fazendo abordagem nos vagões e vamos evitar que confronto entre gangues ocorra e prejudique os usuários”, garantiu o policial.
http://portalcorreio.uol.com.br/noticias/policia/assalto/2013/01/23/NWS,219111,8,157,NOTICIAS,2190-ASSALTOS-ESTACAO-FERROVIARIA-AMEDRONTAM-FUNCIONARIOS-USUARIOS-TRENS-CAPITAL.aspx

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil - COBAP - Perdas salariais aumentam e migração para o piso também cresce

Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil - COBAP - Perdas salariais aumentam e migração para o piso também cresce

"Direto de Brasília": Julgamento do Mensalão pode ser anulado


Os advogados poderão tentar, junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos, a suspensão da execução imediata das penas privativas de liberdade...

Julgamento do Mensalão pode ser anulado
A condenação de 25 pessoas no processo do Mensalão promete novos episódios. Para Luiz Flávio Gomes, diretor-geral de cursos de direito por satélite e Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, os advogados poderão tentar, junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos, a suspensão da execução imediata das penas privativas de liberdade, até que seja respeitado o direito dos réus a recorrer a uma instância superior.
A avalição dele é que, “por vícios procedimentais decorrentes da violação da jurisprudência internacional, a mais histórica de todas as decisões criminais do STF pode ter seu brilho ético, moral, político e cultural nebulosamente ofuscado”.
Casos semelhantes
O especialista lembra dois casos que foram anulados pela Corte Interamericana: o caso Las Palmeras contra a Colômbia, porque o juiz que investigou o caso  também participou do julgamento (o caso é semelhante às funções desempenhadas pelo atual presidente do STF, Joaquim Barbosa); e o caso Barreto Leiva contra a Venezuela, em que a Corte determinou novo julgamento do réu em razão ao seu direito de recorrer a instância superior.
Fonte: http://www.dci.com.br/politica/direto-de-brasilia-julgamento-do-mensalao-pode-ser-anulado-id328540.html