segunda-feira, 29 de julho de 2013

Eleição para escolha da lista tríplice de procurador-geral de Justiça acontece 2ª

Quatro candidatos disputam vagas na lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça da Paraíba
Tribunal de Justiça da Paraíba
Duzentos e sete promotores de Justiça e 19 procuradores vão às urnas, nesta segunda-feira (29), das 8h às 16h, no Auditório Procurador de Justiça Edgardo Ferreira Soares, no edifício-sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa, para eleger a lista tríplice da qual saíra o novo procurador-geral de Justiça para biênio 2013/2015. 

Quatro candidatos estão concorrendo ao pleito que definirá o sucessor do procurador Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, que encerra seu segundo mandato à frente do Ministério Público estadual no próximo dia 29 de agosto. São eles os promotores de justiça: Adrio Nobre Leite, Bertrand Asfora, João Arlindo Correia Neto e João Geraldo Carneiro Barbosa.

O procurador de Justiça Doriel Veloso Gouveia, presidente da Comissão eleitoral e ouvidor-geral do Ministério Público estadual, designada para conduzir o pleito, disse que todo processo segue o que determinando a Instrução Normativa 01/2013, que regulamenta os atos preparatórios, a recepção e apuração de votos e a proclamação do resultado da eleição para a escolha dos componentes da lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça.

Ele lembrou que os candidatos se habilitaram para concorrer ao pleito no período de 1º a 15 de julho, que foi destinado à inscrição das candidaturas. Além de Doriel Veloso, a Comissão Eleitoral é composta ainda pela procuradora de Justiça Vasti Cléa Marinho Costa Lopes (secretária da Comissão) e o promotor de Justiça Rogério Rodrigues Lucas de Oliveira.

A expectativa do procurador Doriel Veloso, é que o processo transcorra dentro das normalidades e que prevaleça o espírito de democracia. “Que os promotores e procuradores votem de acordo com sua consciência e ao final, tenhamos uma festa da democracia, com a definição da lista tríplice, da qual sairá o futuro procurador geral de Justiça da Paraíba”, comentou.

O presidente da Comissão Eleitoral explicou ainda, que cada procurador e promotor poderá votar em até três nomes. E assim que for concluída a votação, a Comissão Eleitoral, que será responsável pela recepção dos votos, fará a apuração dos votos e os três nomes mais votados comporão a lista tríplice, que está prevista para ser divulgada no máximo até as 17h, uma hora após o encerramento da votação. 

“Proclamado o resultado da eleição, a lista com os três mais votados será passada para o procurador-geral, Oswaldo Trigueiro, que encaminhará para o governador. Este terá até 15 dias para escolher o novo procurador do Estado”, informou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário