Superávit da Previdência Social cresce em
2013. E o aumento real dos aposentados?
Dinheiro da previdência não pode ir para pagar juros ou, até mesmo, pagar os estádios da
Copa de Futebol da FIFA
O balanço financeiro da Previdência Social apresentou um superávit de R$ 14,03 bilhões no acumulado de janeiro a julho de 2013. Esse valor é superior ao verificado no período de janeiro a junho de 2013, que foi de R$ 11,4 bilhões.
Tudo isso foi demonstrado pelo Fluxo de Caixa do INSS, que é o principal documento contábil da Previdência, pois apresenta detalhadamente o total dos recebimentos e o total dos pagamentos realizados pela previdência social no ano, incluindo as aposentadorias urbanas e rurais, as pensões e os benefícios assistenciais.
De acordo com o assessor ecômico da COBAP, Maurício Oliveira, está provado que sempre existe dinheiro no caixa da Previdência Social, até porque o Fluxo de Caixa do INSS já contabiliza os recursos do Orçamento da Seguridade Social que são repassados constitucionalmente para cobrir as aposentadorias rurais e os benefícios da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).
O que acontece com esse dinheiro? Ao invés de ser investido na recuperação das perdas salariais dos aposentados e pensionistas, na equiparação com os ganhos reais do salário mínimo, eles são utilizados para fazer caixa da União e, dessa forma, pagar os juros da dívida pública.
Segundo Maurício, a pergunta que fica é essa: E o aumento real para os aposentados e pensionistas que ganham acima do salário mínimo? Até quando os aposentados e pensionistas aguentarão viver de empréstimo consignado?
Dinheiro da previdência não pode ir para pagar juros ou, até mesmo, pagar os estádios da Copa de Futebol da FIFA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário