terça-feira, 13 de maio de 2014

Com menor malha ferroviária do país, trilhos têm falta de manutenção em SC
Na região Norte, moradores fazem trabalho que seria da concessionária. Pedestres e motoristas atravessam trilhos perigosamente no Sul do estado.
Com 980 quilômetros utilizados, as ferrovias de Santa Catarina realizam o transporte de grãos e carvão mineral para portos, ajudando na economia do estado. Porém, essa forma de condução apresenta problemas com manutenção e acidentes. A falta de investimentos também prejudica esse meio de transporte e, em comparação a outros estados, Santa Catarina tem a menor malha ferroviária do país, como mostrou reportagem do Estúdio SC.

No total, são 1.361 quilômetros de ferrovias, porém, apenas 980 estão em operação. Essa malha é dividida entre duas concessionárias, uma delas operando o Norte do estado, levando principalmente grãos ao porto de São Francisco do Sul, e outra, no Sul, conduzindo o carvão mineral de Criciúma ao porto de Imbituba.

Apesar de contribuírem para a economia do estado, o transporte ferroviário em Santa Catarina apresenta problemas de manutenção. No Norte, os moradores são obrigados a fazer o trabalho que seria da concessionária.

"A gente tem que fazer a limpeza. Quando acontece alguma coisa, faltando parafuso, a gente tem que avisar pra eles: 'olha, vai acontecer um acidente', disse Osmar Herzog, morador de São Francisco do Sul. Ele corta a grama que cresce ao redor dos trilhos perto da casa dele.

Acordos
Em abril do ano passado, a Prefeitura de São Francisco do Sul chegou a firmar um acordo com a concessionária, exigindo providências para amenizar os transtornos. "Até hoje, algumas dessas obrigações não foram implementadas, razão pela qual o município tem exercido o direito de fiscalização, a prerrogativa de fiscalizar e inclusive em alguns até com a aplicação de multas", afirmou o procurador-geral da cidade, Henry Dal Júnior.

Em nota, a concessionária ALL Logística disse que "já disponibilizou uma frequência de rádio para o corpo de bombeiros para eventuais emergências". A empresa garantiu ainda "que realiza manutenção constante e que a linha férrea está adequada à demanda".

Sul
No trecho Sul, o trabalho pode ser visto nos trilhos. A ferrovia está em constante manutenção. Porém, nessa região, o problema são pedestres e motoristas que  atravessam os trilhos mesmo com a proximidade do trem. "Quase todos os dias a gente encontra situações desse tipo. As pessoas acham que vai dar tempo, pensam que o trem tá vindo devagar", contou o maquinista Admar Júnior.

Investimentos
Para a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), faltam investimentos. "Todo o estado de Santa Catarina está desassistido. Santa Catarina tem que se mobilizar, o governo, a sociedade, as entidades de classe em um grande esforço para viabilizarmos aqui a implantação de ramais ferroviários", diz o presidente da entidade, Glauco Côrte.

Fonte: Do G1 SC
http://www.sinfer.org.br/site/ultimas_noticias.asp?id_noticia=11779830&id_grupo=1&id_canal=1&p=1 

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