terça-feira, 20 de maio de 2014



TCE-MT diz que trecho prioritário do VLT não deve ficar pronto este mês

Governo previa entregar o trecho do modal entre o aeroporto e o Porto. Instalação dos trilhos deverá ficar para depois da Copa, diz relatório.
Por Carolina Holland

O trecho do VLT (Veículo  Leve sobre Trilhos) entre o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, na região metropolitana, e o Porto, em Cuiabá, não deverá ficar pronto até o final do mês de maio, ou seja, a menos de 15 dias antes do início da Copa do Mundo de 2014. Depois de admitir que o metrô de superfície movido a energia elétrica não seria entregue à população até o Mundial, o estado chegou a afirmar que a prioridade era concluir, pelo menos, essa extensão do modal de transporte até o começo do torneio, daqui a 26 dias.

Clique aqui e confira nosso Blog

O risco de que a expectativa do governo não será cumprida até o dia 31 de maio foi constatado por meio do relatório de obras da Copa feito pelo Tribunal de Contas do estado (TCE-MT) e apresentado na sexta-feira (16). O documento conclui que a meta não deverá ser totalmente 'compromissada', incluindo a conclusão da via permanente do VLT e as duas pistas de rolamento, 'conforme compromisso assumido pelo Governo do Estado'. A Secopa afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que não vai se manifestar a respeito do relatório.

O levantamento afirma ainda que a instalação dos trilhos poderá ficar para depois da Copa do Mundo, mas sem prejudicar a realização do evento esportivo e a nem a operacionalização do VLT, cujo modelo ainda precisa ser definido pelo governo de Mato Grosso.

Obras mais cara do pacote visando à Copa do Mundo deste ano, o VLT tem custo estimado de R$ 1,4 bilhão. A implantação começou em junho de 2012 e o prazo contratual de entrega era de março de 2014.

O projeto prevê dois trechos. A linha 1 ligaria o aeroporto ao bairro CPA, em Cuiabá, com 22 estações espalhadas por 15 quilômetros. E a linha 2, com 11 estações, deveria ligar a região do Coxipó e o centro da capital, com 7 quilômetros de extensão. Conforme as projeções do governo do estado, o modal deveria ajudar a diminuir o número de veículos particulares em circulação em até 12%.

A nova previsão é que a obra seja entregue até dezembro de 2014. A primeira das 33 estações de embarque e desembarque, deve ficar pronta até junho deste ano, localizada em frente ao aeroporto. O espaço deverá ser 65 metros de comprimento por 19 metros de largura, e terá  bilheteria, catraca, sanitários, lixeiras, assentos e piso tátil para locomoção de cegos.

Fonte: Do G1 MT
http://www.sinfer.org.br/site/ultimas_noticias.asp?id_noticia=40701316 

Nenhum comentário:

Postar um comentário