quinta-feira, 5 de junho de 2014

STF adia novamente o julgamento dos planos econômicos


 
 
 
 
 
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou mais uma, nesta quarta-feira (28), vez o julgamento dos recursos que definiriam o futuro de  quase 400 mil ações em curso no Judiciário que reivindicam o ressarcimento das perdas no rendimento das cadernetas de poupança decorrentes dos planos econômicos Collor I (1990), Collor II (1990), Bresser (1987) e Verão.

O adiamento foi solicitado aos ministros Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot, que afirmou acreditar em possíveis erros nas perícias destinadas  a levantar os ganhos que os bancos públicos e privados tiveram em consequência da perda de rendimento das cadernetas de poupança.

Além de Janot, o advogado da Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif), Arnold Wald, também pediu o adiamento por “divergências existentes entre as partes quanto ao possível impacto potencial da decisão do STF”.


Segundo as contas do Banco Central, os bancos perderiam R$ 149 bilhões caso o STF concorde que os novos índices de correção estabelecidos pelos planos Collor I e II, Bresser e Verão foram aplicados indevidamente. Já os representantes dos poupadores afirmam que o valor seria de R$ 8,4 bilhões.

         O presidente da COBAP, Warley Martins Gonçalles, juntamente com o assessor jurídico da entidade, Alexandre Valera, acompanhou a sessão desta quarta-feira no STF. A entidade defende o ressarcimento das perdas e pressiona para que o processo seja julgado com urgência. O presidente da Federação dos Aposentados do DF e Entorno, João Pimenta, também esteve presentes, além de parceiros da COBAP que lutam pela causa.

Fonte: http://www.cobap.org.br/capa/lenoticia.asp?ID=57402
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário