terça-feira, 19 de agosto de 2014

Araraquara exibe documentário que reconta a história da ferrovia na cidade


Filme Memórias da EFA integra a programação do Cinema Especial. Sessão gratuita começa às 20h desta segunda-feira na Casa da Cultura.
O documentário “Memórias da EFA” integra a programação do Cinema Especial em Araraquara (SP) nesta segunda-feira (18). A exibição gratuita começa às 20h da Casa da Cultura.

O filme do diretor araraquarense Marcelo Machado retrata a “memória afetiva” da Estrada de Ferro Araraquara, alma econômica e cultural da cidade durante boa parte do século XX.

O projeto do “Memórias” surgiu ainda em 2009, quando Machado lançou “O Apito do Trem”, documentário sobre a retirada dos trilhos do centro de Araraquara e a ocupação que se fará dos quase um milhão de metros quadrados que ficarão livres no Centro da cidade.

Na ocasião o diretor ouviu antigos ferroviários, membros da EFA (Estrada de Ferro Araraquara). Em 2013, após um período de captação de recursos e elaboração do roteiro o diretor e sua equipe partiram em uma viagem percorrendo todo o caminho que os trilhos araraquarenses seguiam.

O filme foi realizado em quase nove meses entre pré-produção, captação e finalização. As filmagens ocorreram em janeiro de 2013, em Araraquara e nas várias cidades do interior de São Paulo por onde as linhas da EFA passavam.

Serviço
“Memórias da EFA”
Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)
Data: segunda-feira (18 de agosto)
Horário: 20 horas
Grátis

Fonte: Do G1 São Carlos e Araraquara - http://www.sinfer.org.br/site/ultimas_noticias.asp?id_noticia=14477268&id_grupo=1&id_canal=1&p=1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário