terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Plano Diretor de Transporte do Rio vai apostar no transporte sobre trilhos

Em 9 anos, número de passageiros de trens e metrô subiu 7% ao ano. Estudo descobriu uma cidade entupida de carros, obras e trânsito travado.
Uma das principais propostas do Plano Diretor de Transporte Urbano é expandir o sistema de trens e metrô para melhorar o trânsito no Rio. O novo estudo foi apresentado nesta segunda-feira (15) com exclusividade no Bom Dia Rio.

O estudo detalhado descobriu uma cidade entupida de carros, obras, trânsito travado e à espera de soluções. Com mais um horário de rush: a hora do almoço. O plano também aponta o que fazer para melhorar a mobilidade.Uma das saídas para desafogar as ruas é o investimento no transporte público sobre trilhos. De 2003 para 2012, o número de passageiros de trens e metrô subiu 7% ao ano.

O sistema ainda não atende toda demanda. O levantamento da Secretaria Estadual de Transportes mostra que do total de viagens diárias, o uso de trens corresponde a 2,5% e de metrô 2,9%, enquanto os carros ainda representam 16,7%.

Ampliação
Para ampliar esta capacidade, o metrô vai ganhar a Linha 4 em 2016. Ela vai ligar Ipanema até a Barra da Tijuca, passando pela Gávea e São Conrado. O plano também prevê expansões até 2021: a ampliação da Linha 1, ligando a estação Uruguai ao Méier, até o Engenhão.

Na Linha 2, a integração com as Barcas, chegando até a Praça XV através das estações Estácio e Carioca. A construção da Linha 3, ligando Guaxindiba, em Itaboraí até a Praça Araribóia em Niterói, passando por São Gonçalo.

A ampliação da Linha 4 até o Recreio, integrando também o Terminal Alvorada e a expansão da malha, com uma nova linha entre a estação Gávea até a Carioca, passando pelo Jardim Botânico, Humaitá e Lapa.

Para os trens, toda a frota será renovada até 2016. O plano diretor prevê a ampliação dos trilhos com a inauguração de três novos trechos até 2021: a ligação das estações de Costa Barros e Japeri, Deodoro, Honório Gurgel e Duque de Caxias, além da interligação das estações de Nova Iguaçu e São Bento.

Projetos
Em entrevista ao Bom Dia Rio, a secretária Estadual de Transportes Tatiana Carius, falou sobre os projetos. "Ninguém constrói metrô do dia para outro, de um ano para outro. Então você tem que ter projetos bem executados e é exatamente nesta fase que estamos. O que é o plano diretor de transporte urbano? Ele serve como uma bússola para o governo, ele é uma ferramenta mutável, assim como o deslocamento das pessoas, que variam de acordo com os investimentos em infraestrutura. Eles mudam diariamente”, afirmou a secretária.

O professor do Instituto de Pesquisas em Engenharia da UFRJ (Coppe) diz que os projetos são fundamentais para desafogar o trânsito. A secretaria Estadual de Transportes informou que o projeto da Linha 3 está pronto para consulta pública e que se prepara para lançar no primeiro trimestre de 2015 os editais de expansões das linhas 1, 2 e 4.

Fonte: Do G1 Rio - http://www.sinfer.org.br/site/ultimas_noticias.asp?id_noticia=16186857&id_grupo=1&id_canal=1&p=1 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário