quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Composição de VLT quebra e sofre ato de vandalismo na PB, diz CBTU

Problema técnico ocorreu por volta das 12h30, em Bayeux.
Durante a parada do VLT, um homem riscou a lateral do veículo.


VLT de João Pessoa será semelhante ao de Maceió (Foto: Divulgação/Everaldo Ricardo/Comak/STU-JOP/CBTU)
VLT de João Pessoa (Foto: Divulgação/
Everaldo Ricardo/Comak/STU-JOP/CBTU)

Uma das composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que circula na grnade João Pessoa teve um problema técnico e sofreu seu segundo ato de vandalismo nesta quarta-feira (4). O incidente aconteceu por volta das 12h30, próximo à estação do município de Santa Rita. Segundo a assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o lixo que estava no trilho danificou uma mangueira do sistema de freios e portas do veículo.
Além disso, com a parada do VLT um homem riscou a lateral de um dos três carros que fazem parte da composição. O primeiro ato de vandalismo ocorreu em uma viagem de teste na Capital paraibana, quando pedras foram arremessadas contra o veículo. O VLT começou a operar na segunda-feira (2).
O problema técnico ocorreu ainda no município de Bayeux, onde, de acordo com a assessoria da CBTU, havia lixo aglomerado pelos trilhos, apesar de ter sido realizada uma solicitação prévia à Prefeitura de Bayeux para a retirada do material, que poderia prejudicar o funcionamento das composições do VLT. O lixo danificou a mangueira que alimenta o freio e o fucionamento das portas.
O VLT é um tipo de trem mais moderno, rápido e seguro e a entrega e funcionamento dos veículos faz parte do projeto de modernização do sistema de trens urbanos de João Pessoa. Cada composição do VLT tem três carros e capacidade para 600 pessoas. Os veículos irão operar na malha ferroviária atual de 30km ligando as cidades de Santa Rita e Cabedelo, passando por Bayeux e João Pessoa.
Mesmo danificada, a composição ainda conseguir seguir o trajeto até as proximidades da estação do município de Santa Rita, onde os passageiros desceram dos carros e uma outra composição rebocou a que estava quebrada, levando-a até a cidade de Cabedelo, onde devem ser feitos os reparos em um oficina. Na quinta-feira (5), as viagens devem ser normalizadas.
G1 fez contato com a prefeitura de Bayeux, mas as ligações não foram atendidas.
Em relação ao ato da vandalismo, a CBTU informou que um homem se aproveitou da parada do veículo e fez um risco na sua lateral, fugindo em seguida. Apesar de não ter sido detido no momento do ato, a segurança da CBTU está averiguando imagens de câmeras de segurança para identificar o responsável.
Há dois dias, o superintendente da CBTU em João Pessoa, Wladme Macedo, pediu o empenho e a participação dos passageiros e moradores da região para preservar o VLT. “Nós estamos preparando uma campanha educativa para chamar a atenção de todos para a importância e necessidade de mantermos o VLT sempre em condições de tráfego para que todos desfrutem de uma viagem com segurança e comodidade”, disse.



http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2015/02/composicao-de-vlt-quebra-e-sofre-ato-de-vandalismo-na-pb-diz-cbtu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário