segunda-feira, 9 de setembro de 2013

JP: Desfile de 7 de Setembro reúne 40 organizações


Cerca de 10 mil pessoas acompanharam o evento

 Um total de 40 organizações civis e militares, escolas públicas e órgãos estaduais participaram do tradicional desfile em comemoração aos 191 anos da Independência do Brasil reuniu, na manhã deste sábado, 7. De acordo com dados da Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas acompanharam o evento, realizado na avenida Duarte da Silveira, no Centro.
A solenidade foi iniciada com a Passagem e Revista às Tropas, realizada em carro militar pelo vice-governador Rômulo Gouveia, o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Jair Carneiro, e o comandante do 1º Grupamento de Engenharia do Exército, coronel Carlos Alberto Teixeira.
“Esse patriotismo é importante não só para referenciar uma data tão importante, mas também para que as novas gerações tomem conhecimento e se identifiquem com as comemorações da pátria. A Independência é sempre um marco importante da história do Brasil e por isso nós estamos celebrando, contando, principalmente, com a participação da população”, destacou o vice-governador.
A programação seguiu com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e de João Pessoa, durante a execução do hino nacional pela Banda 5 de agosto. O desfile foi iniciado pelas tropas do Exército Brasileiro, com a participação de 1.400 militares e 70 veículos.
Na sequência, o Corpo de Bombeiros passou pela avenida com 400 pessoas, entre militares e crianças dos projetos ‘Bombeiro Mirim’ e ‘Gol 10’. Durante a apresentação, foram utilizadas 28 viaturas de combate a incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, moto-resgate, ônibus e viaturas administrativas. Os representantes do projeto ‘Bombeiro Mirim’ entregaram duas condecorações ao vice-governador, Rômulo Gouveia, antes de seguirem o percurso.
A Polícia Militar foi a terceira força a desfilar, contando com a presença de 678 integrantes e o suporte de 100 veículos motorizados, entre viaturas, ônibus, motocicletas, bicicletas e ‘segway’ recentemente adquiridos.
“Esse é um momento de reflexão para a sociedade brasileira na concepção de independência, não só do ponto de vista da pátria, mas também dos cidadãos, sempre avaliando como podemos contribuir para melhorar a cidadania do país. Essa parada que o Brasil faz no 7 de Setembro é o momento de união de forças em torno da pátria e da nação, do sentimento de ser brasileiro e buscar o desenvolvimento contínuo deste povo, que é sofrido mas é feliz em razão das coisas boas do país”, acrescentou o coronel Euller Chaves.
A Polícia Rodoviária Federal também passou pela avenida com 12 viaturas, 30 policiais e 9 motocicletas, seguida da Polícia Civil, que reuniu 15 viaturas e equipes de delegacias distritais e especializadas. Os agentes da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária participaram da programação juntos com o Grupo Penitenciário de Operações Especiais, Força Tática Penitenciária e Gerência de Inteligência das unidades prisionais.
As escolas, autarquias e entidades organizadas deram sequência ao desfile, com destaque para os usuários e familiares da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de deficiência (Funad), que foram aplaudidos pelo público.
“Desde criança, eu sempre estou aqui no mesmo lugar para acompanhar os desfiles. Este ano, a programação foi muito boa e, como das vezes anteriores, eu consegui assistir da primeira até a última apresentação”, contou o aposentado Carlos Alberto Pereira, 75.
A solenidade foi finalizada com a Extinção do Fogo Simbólico da Pátria, na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba (DER).
Suporte
O Governo do Estado garantiu a segurança da população durante todo o desfile, com a presença de 250 policiais militares, divididos em vários trechos da avenida Duarte da Silveira.
A Secretaria de Estado da Saúde também prestou suporte ao público, com orientações e atendimentos oferecidos em pontos móveis montados por profissionais do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa e do Hospital Edson Ramalho.
da Redação (com assessoria)
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário