segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Paraíba prepara mais uma campanha de prevenção ao câncer de mama

'Outubro Rosa' busca conscientizar a população, através de panfletos e materiais informativos, sobre a doença que mais mata mulheres no Brasil
Saúde | Em 13/09/13 às 15h57, atualizado em 13/09/13 às 16h03 | Por Assessoria de Comunicação
Reprodução/Internet
Campanha 'Outubro Rosa' - Imagem Ilustrativa

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, está se preparando para mais uma campanha de prevenção ao câncer de mama que acontece no próximo mês, o 'Outubro Rosa'. Serão produzidos camisetas, faixas e peça publicitária sobre o tema da campanha, que será disseminado também pelas redes sociais. Panfletos sobre câncer de mama e outros materiais informativos serão distribuídos com a população.  
De acordo com Charlene de Oliveira Pereira, psicóloga sanitarista da Linha de Cuidado Saúde da Mulher, da Secretaria de Estado da Saúde, o evento, que tem alcance mundial, tem o objetivo de sensibilizar e alertar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.  
Charlene Oliveira lembra que a campanha começou na década de 90 nos Estados Unidos e ganhou repercussão e adesão em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. “A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros surgiu posteriormente e hoje assumiu importante papel na campanha, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo”, explica.  
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando essa mobilização como 'Outubro Rosa'. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes de câncer de mama, partidas de boliche, dentre outros eventos.  
No Brasil – A primeira iniciativa no Brasil em relação ao 'Outubro Rosa' foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo (SP). No dia 2 de outubro de 2002, quando foram comemorados os 70 anos do encerramento da revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário