terça-feira, 24 de setembro de 2013

Transnordestina anuncia novo ramal e recuperação das ferrovias em todo o estado

Bancada federal paraibana se une e cobra investimentos para outros modais, como o portuário e o rodoviário; na pauta também está um aeroporto regional de cargas

Hermes de Luna
Encontro reuniu empresários e políticos
A Transnordestina Logística Ltda, que administra os trechos ferroviários no estado, com exceção de João Pessoa, Bayeux e Cabedelo, anunciou na manhã desta segunda-feira (23), durante reunião no hotel Verde Green, em João Pessoa, que será feita a recuperação de toda a malha ferroviária da Paraíba. O encontro foi articulado pela bancada federal do Estado a convite do senador Vital Filho (PMDB), que fez a solicitação à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
O valor dos investimentos ainda não foi estipulado, mas eles fazem parte de uma estratégia para incluir um ramal da Transnordestina na Paraíba. A decisão foi assegurada pelo diretor geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos; pelo diretor do colegiado da agência, Carlos Fernando do Nascimento; e pelo diretor presidente da Transnordestina Logística Ltda, Ângelo José Carvalho Baptista.
O diretor presidente da Transnordestina Logística Ltda revelou que, na última sexta feira (20), foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que renova os contratos da concessionária gestão de toda a malha ferroviária do país e que a Paraíba pode ser contemplada em uma de três alternativas que estão sendo estudadas. No encontro, todos chegaram a um consenso de que também deve haver um investimento paralelo no modal rodoviário e no Porto de Cabedelo, de forma que viabilize economicamente o ramal da Transnordestina no estado.
O senador Vital Filho destaca a importância do projeto. “Esperamos 30 anos por isso, num modal extremamente importante para a economia do Brasil e da Paraíba. Recebemos ótimas notícias nessa reunião”, diz ele.
Ângelo José explicou que não cabe à Transnordestina Logística Ltda fazer o transporte de passageiros. A concessionária vai viabilizar a logística do transporte de cargas por ferrovias que ligam o Ceará até o Porto de Cabedelo, cortando toda a Paraíba.
O superintende da CBTU na Paraiba, Lucélio Cartaxo, a recuperação da malha ferroviária anunciada durante a reunião é interessante porque pode expandir o transporte de passageiros, pelo menos até Sapé, passando por Cruz do Espítiro Santo.   A CBTU é que é responsável pela administração nos trechos das ferrovias entre Bayeux, João Pessoa, Santa Rita e Cabedelo. 
Para o deputado federal Manoel Júnior, os investimentos são fundamentais para alavancar o estado.  “Independente de cor partidária, a Bancada da Paraíba está unida, está focada no propósito de incluir o nosso estado na Transnordestina”, postou no Twitter.
O peemedebista reforçou a importância da ferrovia para superação de questões econômicas no semiárido nordestino e a necessidade de a Paraíba ser incluída na Transnordestina, como uma das alternativas para super as deficiências logísticas na Região Nordeste.  
Também participaram da reunião desta manhã os senadores Cássio Cunha Lima e Cícero Lucena (PSDB), os deputados federais Manoel Júnior, Hugo Motta e Nilda Gondim (todos do PMDB) e os deputados estaduais Raniery Paulino (PMDB) e Antônio Petrônio de Souza, o 'Toinho do Sopão' (PEN).
Prefeitos, lideranças empresariais, o diretor presidente da Companhia Docas na Paraíba, Wilbur Jácome, e superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Lucélio Cartaxo compareceram à reunião no Verde Green. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário