terça-feira, 25 de março de 2014

Sem renda suficiente, milhões de aposentados voltam ao trabalho


Maurício Oliveira – Assessor econômico

Devido ao baixo valor da aposentadoria milhões de aposentados veem como única alternativa voltar ao mercado de trabalho para conseguirem sobreviver. Sem aumento real, o poder de compra dos aposentados e pensionistas diminui drasticamente.

A situação é tão grave que em 2013 um quarto dos 14 milhões de aposentados com mais de 60 anos de idade estava trabalhando, ou seja, 3,5 milhões de idosos.

Essa maior participação dos mais velhos no mercado de trabalho se explica pela necessidade de complementar a renda mensal e pelas dificuldades das empresas em contratar mão-de-obra mais barata. Tanto é assim que os mais velhos voltam ao trabalho como autônomos e, dessa forma, permite uma redução nos custos das empresas contratantes com exclusão dos encargos trabalhistas.

O próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, em sua Pesquisa Mensal de Emprego, já detectou essa tendência de crescimento da participação dos mais velhos na População Economicamente Ativa (PEA).

Mais uma vez os aposentados, que já contribuíram para o desenvolvimento do país, estão contribuindo para que o país não entre em crise econômica, pois a sua mão-de-obra aquece o mercado de trabalho.

http://www.cobap.org.br/capa/lenoticia.asp?id=57313

Nenhum comentário:

Postar um comentário