terça-feira, 25 de março de 2014

Senado quer ouvir presidente da Petrobras e Lobão sobre refinaria


Senado quer esclarecer a compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, em 2006.


ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e a presidente da Petrobras, Graça Foster, serão convidados para audiência pública conjunta nas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado para esclarecer a compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, em 2006. O negócio pode ter causado um prejuízo de cerca de US$ 1 bilhão à empresa. Por se tratar apenas de um convite, e não de uma convocação, a presença das autoridades não é obrigatória.
No último dia 12, a Câmara já havia aprovado convite para ouvir Foster na Comissão de FiscalizaçãoFinanceira e Controle, mas a data ainda não foi marcada.
Lobão também será questionado sobre a situação do sistema elétrico e o risco de racionamento de energia. Requerimentos propondo a audiência pública, apresentados pelos senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), foram aprovados nesta terça-feira (25) pela CMA. O debate poderá ser conjunto com a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que deve aprovar requerimento semelhante.
O convite ao ministro para discutir o setor elétrico já estava na pauta da CMA e, em acordo com líderes da base de apoio ao governo, foi ampliado para que Lobão possa tratar do caso da compra da refinaria. Também por entendimento foi incluído requerimento para chamar a presidente da Petrobras.
Os senadores querem saber por que a Petrobrás pagou valor 30 vezes maior que o montante pago pelaempresa belga Astra Oil para adquirir a mesma refinaria, um ano antes. Querem também explicações sobre declarações da presidente Dilma Rousseff de que "parecer falho" teria embasado a compra da refinaria.
Sobre os problemas no setor elétrico, Randolfe quer saber a opinião do ministro sobre relatório da consultoria PSR, que aponta a probabilidade de o Brasil ter de decretar racionamento este ano, e esclarecimentos sobre notícias de problemas na Eletrobrás.
Outros convidados
Dois outros requerimentos, convidando Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras à época da compra da refinaria no Texas, e o ex-diretor da área internacional da estatal Nelson Cerveró, apontado como o responsável pelo "parecer falho" que teria orientado o negócio, foram lidos na reunião desta terça-feira e devem ser votados na próxima semana. (Com Agência Senado)

http://www.wscom.com.br/noticia/brasil/PETROBRAS+SERA+OUVIDA+SOBRE+REFINARIA-166564
UOL
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário