sábado, 20 de setembro de 2014

CBTU: ladrões roubam 150 metros de cabos de cobre

A companhia alerta ainda, que o criminoso pode ser eletrocutado.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife apresentou, nesta terça-feira, o balanço dos casos de roubos de cobre do metrô. Entre os meses de julho e setembro foram roubados 71 cabos do Metrô do Recife, mais ou menos 150 metros de cabos de cobre de 185mm.

A companhia também contabilizou os prejuízos financeiros. De janeiro a agosto deste ano foram gastos R$ 90 mil em cabos e conectores de alta tensão e gastos cerca de R$ 50 mil na mão-de-obra para reparo dos cabos.

De acordo com o órgão, esses furtos têm ocorrido em diversas áreas e atingem o retorno de tração dos trens. Quando eles são retirados, a corrente de tração dos motores deixa de circular, causando transtorno operacional até que a manutenção faça o reparo.

A companhia alerta ainda, que o criminoso pode ser  eletrocutado. O risco acidente, com graves lesões e até morte, também se estende aos usuários do sistema. Se estes cabos forem roubados durante o horário comercial e os trens cheguem a entrar na região atingida, os passageiros que descem do trem podem receber uma descarga elétrica,  uma vez que o trem estará com sua estrutura “energizada” pela falta dos cabos de retorno. Neste caso, as pessoas poderão passar a fazer o papel do retorno, recebendo a descarga elétrica.

Segundo o órgão, o furto também compromete a qualidade do serviço, causando a paralisação dos trens e prejudicando a circulação dos usuários. Com a retirada dos cabos de sinalização, o sistema perde a capacidade de rastreamento dos trens, e por segurança surge a tecnicamente chamada “falsa ocupação”, restringindo a velocidade dos trens em 20km/h em trechos onde essa velocidade seria de 90km/h. Os aparelhos de mudança de via passam a não aceitar telecomando, sendo necessário o deslocamento de um funcionário para realizar as manobras manualmente.

Diante da gravidade do caso, a CBTU pede que as pessoas denunciem casos suspeitos, incluindo os compradores desse material furtado. Os casos estão sendo investigados pela Delegacia de Jardim São Paulo. O Metrô do Recife também possui um canal para denúncias pelo telefone 3455-4566 e não é preciso se identificar.

Fonte: Diário de Pernambuco - http://www.sinfer.org.br/site/ultimas_noticias.asp?id_noticia=80410459&id_grupo=1&id_canal=1&p=1 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário